Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Brigite | - |
dc.contributor.author | Silva, Inês da Cunha Vale de Vitorino | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T14:53:37Z | - |
dc.date.available | 2017-05-11T14:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452 | - |
dc.description.abstract | A temática abordada no presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar diz respeito à imagem enquanto recurso pedagógico em contexto de educação de infância. Os objetivos deste estudo passam por perceber a importância educativa facultada à imagem enquanto recurso pedagógico e recurso de documentação na educação de infância; conhecer modelos de apreciação de imagens possíveis de serem trabalhados na educação de infância; apreender o papel que a documentação pedagógica traz para a criança; averiguar atitudes do educador relativamente às suas práticas documentais pedagógicas e artísticas; perceber como os educadores de infância promovem a apreciação de imagens nos contextos de jardim de infância e creche; perceber efeitos nas crianças através da utilização de imagens. Este estudo é de natureza qualitativa utilizando-se procedimentos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, tais como registos de observação, análise de atividades orientadas e não orientadas, registos fotográficos e vídeo, análise documental e entrevistas realizadas às educadoras cooperantes dos contextos de Prática de Ensino Supervisionada e às crianças | pt_PT |
dc.description.abstract | The subject of this internship report carried out during the Master’s degree in Preprimary Education is about the image as a pedagogic resource in children’s education. The purposes of this survey aim at understanding the educational importance given to image as a pedagogic resource and a documental resource in children’s education; get to know models of valuing images which might be used in children’s education; perceive the role of pedagogic documentation in children; inquire the attitudes of the teacher towards his/her pedagogic and artistic practice: understand how pre-primary teachers promote the appreciation of images in day nursery and kindergarten; understand the effect in children through the use of images. This survey is qualitative using procedures, techniques and gathering tools such as observation registers, oriented and non-oriented activity analysis, photo and video recordings, documental analysis and interviews carried out amongst the intervening teachers in the context of Supervised Teaching Practice and children | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Imagem | pt_PT |
dc.subject | Documentação pedagógica | pt_PT |
dc.title | A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201694395 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.