Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452
Título: A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica
Autor: Silva, Inês da Cunha Vale de Vitorino
Orientador: Silva, Brigite
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Imagem
Documentação pedagógica
Data: 5-Mai-2017
Resumo: A temática abordada no presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar diz respeito à imagem enquanto recurso pedagógico em contexto de educação de infância. Os objetivos deste estudo passam por perceber a importância educativa facultada à imagem enquanto recurso pedagógico e recurso de documentação na educação de infância; conhecer modelos de apreciação de imagens possíveis de serem trabalhados na educação de infância; apreender o papel que a documentação pedagógica traz para a criança; averiguar atitudes do educador relativamente às suas práticas documentais pedagógicas e artísticas; perceber como os educadores de infância promovem a apreciação de imagens nos contextos de jardim de infância e creche; perceber efeitos nas crianças através da utilização de imagens. Este estudo é de natureza qualitativa utilizando-se procedimentos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados, tais como registos de observação, análise de atividades orientadas e não orientadas, registos fotográficos e vídeo, análise documental e entrevistas realizadas às educadoras cooperantes dos contextos de Prática de Ensino Supervisionada e às crianças
The subject of this internship report carried out during the Master’s degree in Preprimary Education is about the image as a pedagogic resource in children’s education. The purposes of this survey aim at understanding the educational importance given to image as a pedagogic resource and a documental resource in children’s education; get to know models of valuing images which might be used in children’s education; perceive the role of pedagogic documentation in children; inquire the attitudes of the teacher towards his/her pedagogic and artistic practice: understand how pre-primary teachers promote the appreciation of images in day nursery and kindergarten; understand the effect in children through the use of images. This survey is qualitative using procedures, techniques and gathering tools such as observation registers, oriented and non-oriented activity analysis, photo and video recordings, documental analysis and interviews carried out amongst the intervening teachers in the context of Supervised Teaching Practice and children
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2452
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio.pdf2.78 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.