Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2489
Title: A Hora do Conto no Jardim de Infância
Authors: Tato, Joana Vasconcelos Fernandes
Orientador: Martins, Marta
Cavalcanti, Joana
Keywords: Literatura para a Infância
Educação Pré-Escolar
Hora do Conto
Issue Date: 7-Jul-2017
Abstract: O presente relatório de investigação, com a temática “A Hora do Conto no Jardim de Infância”, surge com o objetivo de refletirmos sobre a importância atribuída à Hora do Conto na Educação Pré-Escolar. Assim, escolhemos realizar um estudo sobre os recursos e as estratégias que os educadores utilizam para dinamizarem a Hora do Conto. Através deste estudo, pretendemos identificar e analisar o papel e a importância das histórias neste contexto. Com esta investigação, pretendemos explorar os comportamentos dos educadores na dinamização da Hora do Conto, como também mencionar não só as estratégias, mas também os recursos que os educadores utilizam para aproximar as crianças das histórias. A metodologia adotada para a execução da componente empírica deste processo investigativo é de natureza mista, uma vez que assenta numa tipologia de investigação quantitativa e qualitativa. Como instrumentos de investigação foram utilizados: registos; uma entrevista semi-estruturada às crianças da sala dos 4 anos; uma entrevista semiestruturada às educadoras da instituição, das salas dos 3, 4 e 5 anos; e um inquérito por questionário a educadores com grupo atribuído. Este estudo vem demonstrar que ainda há uma insuficiência de estratégias e recursos mobilizados na dinamização da Hora do Conto nos jardins de infância, e quando é feito um esforço dos educadores nesse sentido, os resultados obtidos apontam para uma melhoria no desenvolvimento das crianças. Desejamos que a nossa investigação leve os educadores a refletirem sobre as suas práticas na dinamização da Hora do Conto, contribuindo para uma mudança nas suas atitudes e que suscite nos educadores a vontade de investirem na Hora do Conto, pois estamos convictos de que esta experiência promoverá a qualidade da profissionalidade docente no jardim de infância, como constituíra uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças. Desta forma, gostaríamos ter contribuído para que os educadores, os pais e os familiares tomassem consciência do valor e do contributo das histórias para o desenvolvimento integral da criança.
The present investigation report, with the tematic “The Story time in preschool”, comes with the goal of reflecting about the importance given to story time in preschool education. So, we chose to study about the resources and strategies that educators use to give dynamic to Story time in preschool. With these casestudy, we want to identify and analyse the role and importance of stories in these context. With these investigation, we wish to explore the behaviours of educators in the dynamic in The Story time, aswell to mention not only strategies, but also the resources that educators use to get children used to stories. The metodology used to execute the empirical component of these process is mixed nature, since it focus in an quantity and quality type of investigation. The investigation tools used were: registers; a semi-structured interview with childs, from the 4 year-old classroom; a semi-structured interview with educators from 3, 4 and 5 yearold classroom; and an survey be questionnaire with an atributted group. These study shows that there are not enough strategies and resources used in the dynamic of The Story Time in preschool and when na effort is made by theachers in these contexto, the results show a developement in children. We wish that our investigation can take the educators to think about their practices in the dynamic of The Story Time, helping in a change in their attitudes and to reveal in educators the will to invest in The Story Time, because were sure that this experience will promote the quality of professionalism in preschool as na added value to the development of children. So, we would like to add something so that educators, parents and family members gain conscience of the value of stories to the integral development of children.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2489
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório estágio final .pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.