Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2501
Title: Inclusão na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: aspetos essenciais
Authors: Cunha, Joana Rafaela Machado
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Inclusão
Necessidades educativas
Issue Date: 8-Sep-2017
Abstract: Os educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) cada vez mais têm crianças com necessidades educativas especiais (NEE) nas suas salas, sentindo-se muitas vezes perdidos ou incapazes de responderem às necessidades que estas possam apresentar. Por este motivo, as respostas a muitas das questões que os profissionais de educação podem levantar envolve o conceito de inclusão de crianças com NEE na escola regular. Alinhado ao conceito de inclusão, também surge o conceito de diversidade, sendo que os educadores e professores devem estar preparados para responderem a todas as crianças, através da formação inicial ou especializada na área, bem como a consciência de quais são os aspetos essenciais para a inclusão das crianças com NEE. Assim, o presente relatório tem como propósito percecionar, no desempenho profissional, quais os aspetos que os educadores e os professores do 1ºCEB consideram essenciais para responder aos princípios de inclusão e às crianças com NEE. O trabalho apresentado contempla o recurso a dois enfoques metodológicos. Um de cariz qualitativo, porque o relatório emerge da nossa prática profissionalizante no âmbito das Ciências da Educação, constituindo uma investigação pedagógica e outro, de cariz quantitativo, dado que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário
The educators of children and teachers of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) increasingly have children with special educational needs (SEN) in its halls, feeling often lost or unable to respond to the needs that they may have. For this reason, the answers too many of the issues that professionals of education may arise involves the concept of inclusion of children with SEN in regular school. In line with the concept of inclusion, also comes the concept of diversity, and that educators and teachers must be prepared to respond to all children, through initial training or specialized in the area, as well as the awareness of what are the key aspects for the inclusion of children with SEN. Thus, the present report has aims to perceive, in professional performance, which the aspects that educators and teachers of the 1ºCEB deemed essential to respond to the principles of inclusion and to children with SEN. The work presented contemplates the use of two methodological approaches. One of a qualitatively, because the report emerges from Our Professionalizing Practice in the context of Educational Sciences, constituting a pedagogical research and another, a quantitative, given that the instrument of data collection used was the survey by questionnaire
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2501
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio Finalissimo.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.