Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2502
Title: Os recursos digitais ao serviço do ensino-aprendizagem da gramática
Authors: Andrade, Cláudia Sofia Pereira
Orientador: Silva, Cristina Vieira
Keywords: Recursos digitais - Estratégias de ensino-aprendizagem
Gramática
Método misto
Português
Ensino básico (1º ciclo)
Ensino básico (2º ciclo)
Issue Date: 15-Jul-2017
Abstract: O objetivo deste relatório de investigação incide no contributo que os recursos digitais podem trazer ao ensino-aprendizagem da gramática. Nele procuramos compreender a perceção dos professores e dos alunos quanto a este contributo, dinamizar atividades que promovam esta mesma articulação e analisar o impacto das mesmas atividades nos alunos. Para tal, foi procedemos à necessária revisão bibliográfica, concebemos atividades promotoras de um ensino-aprendizagem da gramática mais motivador e interativo, por via de recursos digitais. Por outro lado, por via de entrevistas e dum focus group, foi-nos possível compreender qual o ponto de vista das professoras cooperantes de dois centros de estágio diferentes e de dois ciclos distintos (1.ºCEB e 2.ºCEB), bem como a perspetiva dos alunos das respetivas turmas das cooperantes de ambos ciclos. Foi adotada uma metodologia mista que envolveu recurso a entrevistas e focus group, registo áudio e vídeo/ fotográfico de alguns momentos de aula, e ainda análise documental, nomeadamente, de resultados dos exames de português, especificamente, resultados relativos aos níveis de desempenho no domínio gramatical. Com esta metodologia e com as atividades implementadas, compreendemos que os recursos digitais poderão ser uma chave para uma maior motivação quer para o ensino quer para a aprendizagem da gramática, ainda que tenhamos tal implique um esforço ao nível da formação dos professores, nomeadamente quanto à utilização de recursos digitais.
The purpose of this research report focuses on the contribution that digital resources can bring to grammar teaching-learning. In it we try to understand the perception of the teachers and the students about this contribution, to stimulate activities that promote this same articulation and to analyze the impact of the same activities in the students. To do this, we proceeded to the necessary bibliographical revision, conceived activities promoting a teaching-learning of the grammar more motivating and interactive, through digital resources. On the other hand, through interviews and a focus group, it was possible to understand the point of view of the cooperating teachers of two different schools and of two distinct cycles (1st CEB and 2nd CEB), as well as the perspective of the students of the respective groups of the cooperators of both cycles. It was adopted a mixed methodology that involved the use of interviews and focus group, audio and video / photographic recording of some moments of class, and also documentary analysis, namely, results of portuguese exams, specifically, results regarding levels of performance in the domain grammatical. With this methodology and with the implemented activities, we understand that digital resources can be a key to a greater motivation both for teaching and grammar learning, even if we have an effort in teacher formation in use of digital resources.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2502
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Finalissimo - 10.07.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.