Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503
Título: A Música como Estratégia de Intervenção Pedagógica
Autor: Amaral, Márcia Sofia Santos
Orientador: Cortesão, Irene
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Música
Data: 12-Set-2017
Resumo: O presente relatório consiste numa investigação com a duração de dois anos onde se pretende compreender a influência da música sobre a aprendizagem e aquisição de competências na Educação Pré-Escolar. Teoricamente, os conceitos explanados referem-se à área da educação e também à área da música, no entanto esta última sempre aliada ao processo de ensino e aprendizagem. O esclarecimento dos conceitos ajuda à compreensão de todo o processo investigativo bem como aos resultados alcançados. No que concerne às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal e consequentemente a um método de análise intensiva. Os instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de informação utilizados foram distintos e auxiliaram na diversidade de resultados ao longo da investigação. Na reta final, e após análise dos dados conclusivos, atestamos que é possível recorrer à música, tornado-a uma estratégia muito interessante de intervenção pedagógica na Educação Pré-Escolar
The present report is about an investigation carried out for two years, that intended to understand the influence of music in the learning and acquisition of skills in pre-school education. Theoretically, the general concepts refer to education and to the area of music, always allied with the teaching process. The clarification of concepts helps the understanding of the entire investigative process as well as the results achieved. Regarding to methodological options, a longitudinal case study and therefore an intensive method of analysis were carried out. The instruments and techniques of collection and processing of information used were distinct and assisted in the diversity of results throughout the investigation. In the end, and after conclusive data analysis, is possible certify that it that music making can be a very interesting strategy of educational intervention on pre-school Education.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2503
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2 A-Música-como-Estratégia-de-Intervenção-Pedagógica-Finall.pdf1.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.