Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506
Title: A hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?
Authors: Marques, Liliana Cristina da Conceição
Orientador: Cortesão, Irene
Cavalcanti, Joana
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Dispositivos pedagógicos
Envolvimento sócio-afetivo
Hora do conto
Literatura tradicional
Issue Date: 15-Sep-2017
Abstract: O presente documento trata-se de um relatório de estágio que resulta da intervenção educativa no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Educação do 1º Clico do Ensino Básico. Este trabalho “Hora do conto: um dispositivo de diferenciação pedagógica?” pretende refletir e investigar sobre o papel dos dispositivos pedagógicos na dinamização da hora do conto, por forma a perceber se esta, quando encarada como dispositivo de diferenciação pedagógica, promove o envolvimento socio-afetivo entre as crianças de um grupo de cinco anos. Desta forma, investigamos as caraterísticas que devem ter os dispositivos pedagógicos utilizados na hora do conto para que se tornem dispositivos de diferenciação pedagógica e se ajustem assim às crianças do nosso estudo. Para a concretização deste relatório, organizamos três sessões de intervenção e dinamizamos a hora do conto. Servimo-nos da literatura tradicional e testamos diferentes dispositivos de diferenciação pedagógica, num grupo de dezanove crianças do pré-escolar, com cinco a seis anos de idade. Neste sentido, a nossa investigação assentou num paradigma qualitativo, com caraterísticas próximas da investigação-ação, sendo realizado um estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que os dispositivos testados se revelaram eficazes, todavia o grupo-alvo envolveu-se afetivamente durante as sessões de intervenção realizadas de formas distintas
The present document is an internship report that is a result of educational intervention in the context of Preschool Education, in the scope of the Masters in Preschool and Primary School Education. The project “Storytelling time: a device of pedagogical differentiation?” intends to reflect and investigate the role of pedagogical devices in the dynamization of storytelling time, in order to realize if this when faced as a device of pedagogical differentiation, promotes social-affective involvement, among a group of five-year-old children. Thus, we investigated the characteristics that should have pedagogical devices used on storytelling time so that they become pedagogical differentiation devices, and in this way adjust to the children of our study. To accomplish this report, we organized three intervention sessions and dynamized story time. We used traditional literature and tested different devices of pedagogical differentiation in a group of nineteen five to six year-old preschool children. In this sense, a case study was carried out. Our research was based on a qualitative paradigm, with characteristics close to action-research. The results showed that the tested devices were effective, and that during the intervention sessions performed in different ways, the target group got affectively involved.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2506
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio Final - Liliana Cristina da Conceição Marques.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.