Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2512
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dc.contributor.authorGonçalves, José Luís-
dc.contributor.authorTeixeira, Lúcia Anabela Sorte-
dc.date.accessioned2017-10-03T10:57:05Z-
dc.date.available2017-10-03T10:57:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationGonçalves, J. L. & Teixeira, L. A. (2011). Impacto do Projeto “Turmas Mais Sucesso” ao nível da Instrução, da Estimulação e da Socialização dos Alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 10, 49-76. Lisboa: Universidade Católica. ISSN 1645-4006. http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/RPIE/RPIE1003Impacto_Projeto_Turmas_Mais_Sucesso.pdfpt_PT
dc.identifier.issn1645-4006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2512-
dc.description.abstractEste artigo sintetiza um estudo de caso realizado na Escola Secundária do Castêlo da Maia (ESCM), que investigou o impacto que o projeto de combate ao insucesso escolar denominado “Turmas Mais Sucesso” (TSM) teve sobre a instrução, a estimulação e a socialização dos alunos de baixo rendimento. O projeto, desenvolvido no terreno desde 2006-07, tem por base uma metodologia de constituição de turmas do ensino básico assente na análise cuidada do historial escolar do aluno, agrupando na mesma turma os alunos com difi culdades anteriores a três disciplinas fundamentais: Português, Matemática e Inglês. Esta opção de constituir turmas relativamente “homogéneas” traduz uma aposta nem sempre consensual na investigação educacional. Mas, como os resultados do estudo o evidenciam, o sucesso nestas turmas foi potenciado por um conjunto de fatores conjugados de ordem pedagógico-didática, administrativa e de recursos humanos. No que respeita ao impacto do projeto sobre os resultados da instrução dos alunos, é forçoso concluir que o mesmo foi um sucesso, uma vez que nenhum aluno fi cou retido no fi nal do ciclo, tendo esta dimensão sido avaliada positivamente por todos os intervenientes. Em relação à estimulação, embora o resultado global seja positivo, há menor convergência de opiniões concordantes e são os professores quem avalia menos positivamente este aspeto. O impacto do projeto na socialização dos alunos é avaliado positivamente por todos os intervenientes, exceto pelos professores que avaliam menos favoravelmente alguns dos indicadores desta dimensão.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Católicapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSocializaçãopt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.titleImpacto do Projeto “Turmas Mais Sucesso” ao nível da Instrução, da Estimulação e da Socialização dos Alunospt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage49pt_PT
degois.publication.lastPage76pt_PT
degois.publication.locationLisboa: Universidade Católicapt_PT
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
degois.publication.volume10pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/RPIE/RPIE1003Impacto_Projeto_Turmas_Mais_Sucesso.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

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