Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2518
Title: Intervenção individualizada na Trissomia 21 e identidade social no grupo escolar : Estudo de Caso
Authors: Ferreira, Pedro Miguel Bastos
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Trissomia 21
Identidade social no grupo escolar (Turma)
Estudo de caso
Issue Date: 2011
Abstract: Este trabalho, intitulado de Intervenção individualizada na Trissomia 21 e identidade social no grupo escolar, assume-se como um projeto de investigação com uma metodologia de estudo de caso. Insere-se na unidade curricular de Seminário Projeto – área Problemas Cognitivos e Motores do Curso de Pós-graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Ao estudar um grupo social escolar (turma), procuram compreender-se as noções de identidade social e de pertença que contribuem para os processos e relações interpessoais e grupais das crianças com Trissomia 21 e dos seus pares. A pertinência deste interesse investigativo é fundamentada nas necessidades verificadas no Agrupamento de Escolas do autor, face às recentes políticas avaliativas, das quais se destacam os fatores de Diferenciação de apoios educativos e das medidas específicas de integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Assim, quanto à organização e estrutura, este trabalho fundamenta-se, numa primeira parte de enquadramento teórico, com um primeiro capítulo sobre a Trissomia 21: conceptualização, síntese histórica, epidemiologia e etiologia, rastreio pré-natal e diagnóstico, genética e tipos, sinais invariáveis e caraterísticas, desenvolvimento e intervenção e princípios educacionais. O segundo capítulo do enquadramento teórico remete para o tema da identidade social: Teoria, categorização social continuum interpessoal-intergrupal, diferenciação intergrupal, mobilidade social e mudança social e a articulação da identidade social e o grupo escolar. A segunda parte do trabalho é a componente empírica do estudo de caso subdividida em: enquadramento da metodologia (onde se destaca o desenho inicial da investigação), problema e objetivos da investigação, construção da amostra, metodologias, anamnese (resumo) e percurso escolar, caraterização da realidade pedagógica, procedimentos e resultados. Nas considerações finais, encontram-se as limitações e/ou obstáculos à investigação e as propostas ou desafios do profissional que, com este projeto, culmina o curso supracitado e principia novas responsabilidades educativas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2518
Appears in Collections:PG Educação Especial

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