Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2525
Title: Interação das crianças com necessidades diferenciadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Andrade, Sara Cristina Barbosa Eiras
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Papel da interação
Aprendizagem formal
Desenvolvimento integral da criança
Ensino Básico (1º ciclo)
Educação pré-escolar
Issue Date: 28-Sep-2017
Abstract: Atualmente, o papel da interação é amplamente reconhecido, não só na aprendizagem formal, mas também no desenvolvimento integral da criança/aluno. Neste sentido, a presente investigação visou compreender o modo como as crianças em estudo interagem e os constrangimentos que pautam as interações estabelecidas, bem como as possíveis estratégias de superação das mesmas, na educação pré-escolar e no 1º CEB. Neste âmbito, analisam-se as diferentes estratégias utilizadas pelos profissionais (educador e professor), emergentes e programadas, no que se refere a experiências de interação, nomeadamente quanto à cooperação, comunicação, conflitos, partilha, compreensão, dependência, iniciativa, envolvimento, bem-estar, entre outros. De igual forma, se procura compreender o modo como o grupo de crianças/alunos responde perante a diferença, contribuindo para o desenvolvimento e a inclusão das crianças em estudo. Palavras-chave: Interação, criança, diferença, dificuldades, estratégias, aprendizagem
Currently, the role of interaction is widely recognized, not only in formal learning, but also in the overall development of the child / student. In this sense, the present research aimed to understand how the children under study interact, the different forms of interaction and the constraints of the established interactions, as well as the strategies to overcome them, in Early Childhood Education and Elementary Education. In this context, we analyze the different strategies used by professionals (childhood educator, elementary school teacher), emergent and programmed, regarding interaction experiences, namely, cooperation, communication, conflicts, sharing, understanding, dependence, initiative, involvement, well-being, among others. Similarly, it seeks to understand how the group of children / students responds to the difference, contributing to the development and inclusion of the children under study. Keywords: Interaction, child, difference, difficulties, strategies, learning
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2525
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatórioFinal_Interação_2017_SaraAndrade.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.