Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2533
Title: Memória e Compreensão Verbal: Contributo para o estudo psicométrico da Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal – PAMCV
Authors: Lopes, Ana Mafalda Falcão Moreira
Orientador: Lima, Rosa
Issue Date: 9-Nov-2017
Abstract: Objetivo: Crianças com dificuldades de linguagem oral apresentam, frequentemente, níveis mais baixos de desempenho em tarefas que envolvem memória e compreensão verbal em comparação com os seus pares. Este estudo pretende verificar possíveis relações entre os resultados de desempenho obtidos, na PAMCV, pelas crianças sinalizadas pelos Educadores/Professores e em função da sua faixa etária e contribuir para a sua futura validação. Método: Um grupo de 50 crianças sinalizadas pelos Educadores/Professores com dificuldades de linguagem oral constituíram um grupo, enquanto igual número de crianças com um desempenho linguístico equivalente à sua faixa etária fizeram parte do grupo controlo. Ambos os grupos foram submetidos à aplicação da Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal (PAMCV), desempenhando tarefas que envolveram modalidades diferenciadas de memória (fonológica, verbal, não verbal). Os dados recolhidos foram analisados à luz do sistema estatístico SPSS e a partir deles levada a cabo a discussão dos resultados obtidos. Resultados: Com base nos resultados obtidos pudemos verificar que, para as condições do nosso estudo, existem associações entre níveis mais baixo de desempenho, nas várias tarefas das subescalas deste instrumento, nas crianças sinalizadas pelos Educadores/Professores com dificuldades de linguagem oral em relação aos níveis de desempenho do grupo de controlo. Em relação à fidelidade os dados apontam para que esta prova tem um nível de consistência interna que varia entre o moderado e o bom. Conclusão: Estes resultados permitem abrir caminho para o início do processo de validação deste instrumento, o qual demonstrou alguma sensibilidade para a identificação das necessidades ao nível da memória e compreensão verbal, presentes na nossa amostra.
Objective: Children with speech and language impairments often show poor performance levels in tasks involving verbal memory and comprehension in comparison with their pairs. This study aims to ascertain relations between the performance results obtained in PAMCV by children with or without speech and language difficulties identified by teachers and contribute to its future validation. Method: A group of 50 children who were identified by teachers with speech and language difficulties was set up as a group; the same number of children with language performance similar to the age-group of their pairs were part of a control group. Both groups have undergone an Assessment of Memory and Verbal Comprehension Test (in Portuguese: PAMCV – Prova de Avaliação Memória e Compreensão Verbal) performing tasks that involved differentiated modalities of memory (phonological, verbal and nonverbal). For statistical treatment of the study data the SPSS (Statistical Package for the Social Science) was used, followed by discussion of the results obtained therein. Results: On the basis of the results obtained we could see that, for our study conditions, there are connections (associations) between lower performance levels on tasks of the subscales of the instrument used on children identified by teachers with oral language difficulties. In relation to fidelity, the data indicate that this test has a level of internal consistency that varies between the moderate and the good. Conclusion: These results allow us to initiate the validation process of this instrument, which demonstrates some sensitivity in identify the needs at the memory level and verbal understanding illustrated in our sample
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2533
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em educação especial
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL Memoria e compreensão verbal.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open
Anexos da Tese .pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.