Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2540
Title: Os manuais de português do 1º Ciclo como territórios simbólicos da (des)igualdade de género: o caso do manual do 4º ano (2014-2015)
Authors: Samagaio, Florbela
Keywords: Educação formal
Manuais escolares
Igualdade de género
Issue Date: 2016
Citation: Samagaio, F. (2016). Os manuais de português do 1º Ciclo como territórios simbólicos da (des)igualdade de género: o caso do manual do 4º ano (2014-2015). In Atas do IX Congresso Português de Sociologia. Faro: APS. Disponível em http://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0297.pdf
Abstract: Os manuais escolares constituem veículos privilegiados de (re)transmissão de informação em ordem à aprendizagem das crianças na sala de aula. Neste espaço são veiculados valores e saberes que (en)formam a cultura e o quotidiano das crianças , sendo que o manual de língua portuguesa do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico assume uma função estruturante no processo de aprendizagem e de socialização. A sala de aula constitui um espaço central na vida da criança e nela se procede à recontextualização do discurso pedagógico oficial, formalizado por um curriculum regulamentado a partir dos respetivos manuais. A educação formal ocorre num “mundo social” onde se processa uma reprodução dos valores , da ordem social e da (des)igualdade de género. A igualdade de género constitui uma das grandes preocupações das sociedades modernas e democráticas, sendo que a Escola, assume uma importante função de regulação social. Assim, atribui-se à Escola e ao discurso pedagógico oficial a responsabilidade de ensinar/educar de acordo com os valores e as normas da democracia. O confronto entre a análise dos textos do MLP do 4º ano e as orientações normativas possibilita abrir o debate sobre a Igualdade de Género. O confronto entre a análise dos textos do Manual de Língua Portuguesa do 4º ano de escolaridade e as orientações normativas das entidades reguladoras da questão social da Igualdade de Género abre caminho para um outro olhar sobre a função social que Manual de Língua Portuguesa pode desempenhar nesta questão.
Textbooks are privileged vehicles (re) transmission of information in order to children's learning in the classroom. In this space are conveyed values and knowledge that (en) form the culture and the daily lives of children, and the Portuguese-speaking manual of the 4th year of the 1st cycle of basic education takes on a structuring role in the process of learning and socialization. The classroom is a central space in the child's life and in her shall recontextualisation the official pedagogical discourse, formalized by a regulated curriculum from the respective manuals. Formal education is a "social world" where it processes a reproduction of values, social order and (lack of) gender equality. Gender equality is one of the major concerns of modern and democratic societies, and the school assumes an important function of social regulation. Therefore, attributed to the school and the official pedagogical discourse the responsibility to teach / educate according to the values and standards of democracy. The confrontation between the analysis of MLP texts of the 4th year and formal guidelines opens the debate on the school about Gender Equality.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2540
Publisher version: http://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0297.pdf
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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