Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T09:30:53Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05T09:30:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, D. (2017). Monitorização da prática letiva e desenvolvimento profissional. In II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 734-738). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-222-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/4960 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-222-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2557 | - |
dc.description.abstract | Numa contemporaneidade marcada pela diversidade sociocultural e pela heterogeneidade dos sujeitos, vivem-se tempos de incertezas no âmbito educativo. A evasão crescente dos professores em se assumirem como promotores de uma relação que realize um encontro autêntico com o outro (aluno) em sede educativa denuncia que este não é um caminho a ser percorrido indiferentemente, mas reclama um ato intencional, uma relação pedagógica de qualidade - um compromisso assumido que nasce de uma constelação concetual erigida à volta de noções antropológicas de educabilidade, proximidade, reconhecimento, responsabilidade e diálogo, fomentado num exercício que, radicado nos desafios da alteridade, se move no cerne de uma relação pedagógica como é a relação educativa. Parece-nos fundamental que o docente construa e problematize diferentes referenciais e instrumentos de acompanhamento pedagógico, correspondendo a uma contribuição inicial para um esforço formativo que, só poderá ser eficaz e eficiente, no quadro de um projeto de formação mais amplo, científica e pedagogicamente continuado. Desta forma, poder-se-á garantir a qualidade do envolvimento dos diferentes atores educativos na reconstrução e problematização das suas culturas profissionais em direção a dinâmicas de prestação de contas orientadas para padrões de melhoria e de desenvolvimento profissional e organizacional mais contextualizados e sustentados. Num tempo em que tanto se tem descurado alguns domínios da formação (contínua), nomeadamente as potencialidades do trabalho docente entre pares, apresentar-se-á os resultados de um agrupamento de escolas público que investiu em dinâmicas reflexivas conjuntas, em ações de formação de curta duração, com vista à promoção do desenvolvimento profissional/pessoal. Dos resultados obtidos, emerge a consciencialização das principais dificuldades sentidas na prática letiva diária, bem como o ganho da partilha/reflexão com os seus pares. Palavras-Chave: formação contínua; exercício reflexivo; desenvolvimento profissional; trabalho de pares. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Trabalho docente entre pares | pt_PT |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_PT |
dc.title | Monitorização da prática letiva e desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 734 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 738 | pt_PT |
degois.publication.location | Bragança: Instituto Politécnico | pt_PT |
degois.publication.title | Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/4960 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
incte17_atas DanielaG.pdf | 173.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.