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dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.date.accessioned2018-02-05T09:30:53Z-
dc.date.available2018-02-05T09:30:53Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationGonçalves, D. (2017). Monitorização da prática letiva e desenvolvimento profissional. In II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 734-738). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-222-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-222-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2557-
dc.description.abstractNuma contemporaneidade marcada pela diversidade sociocultural e pela heterogeneidade dos sujeitos, vivem-se tempos de incertezas no âmbito educativo. A evasão crescente dos professores em se assumirem como promotores de uma relação que realize um encontro autêntico com o outro (aluno) em sede educativa denuncia que este não é um caminho a ser percorrido indiferentemente, mas reclama um ato intencional, uma relação pedagógica de qualidade - um compromisso assumido que nasce de uma constelação concetual erigida à volta de noções antropológicas de educabilidade, proximidade, reconhecimento, responsabilidade e diálogo, fomentado num exercício que, radicado nos desafios da alteridade, se move no cerne de uma relação pedagógica como é a relação educativa. Parece-nos fundamental que o docente construa e problematize diferentes referenciais e instrumentos de acompanhamento pedagógico, correspondendo a uma contribuição inicial para um esforço formativo que, só poderá ser eficaz e eficiente, no quadro de um projeto de formação mais amplo, científica e pedagogicamente continuado. Desta forma, poder-se-á garantir a qualidade do envolvimento dos diferentes atores educativos na reconstrução e problematização das suas culturas profissionais em direção a dinâmicas de prestação de contas orientadas para padrões de melhoria e de desenvolvimento profissional e organizacional mais contextualizados e sustentados. Num tempo em que tanto se tem descurado alguns domínios da formação (contínua), nomeadamente as potencialidades do trabalho docente entre pares, apresentar-se-á os resultados de um agrupamento de escolas público que investiu em dinâmicas reflexivas conjuntas, em ações de formação de curta duração, com vista à promoção do desenvolvimento profissional/pessoal. Dos resultados obtidos, emerge a consciencialização das principais dificuldades sentidas na prática letiva diária, bem como o ganho da partilha/reflexão com os seus pares. Palavras-Chave: formação contínua; exercício reflexivo; desenvolvimento profissional; trabalho de pares.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTrabalho docente entre parespt_PT
dc.subjectEnsino reflexivopt_PT
dc.titleMonitorização da prática letiva e desenvolvimento profissionalpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage734pt_PT
degois.publication.lastPage738pt_PT
degois.publication.locationBragança: Instituto Politécnicopt_PT
degois.publication.titleEncontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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