Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2564
Title: O método João de Deus e a educação pré-escolar: Que (a/im)plicações? – Ao nível da estimulação para a leitura e para a escrita
Authors: Amêndoa, Andreia Filipa Sousa
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Keywords: Método João de Deus - Cartilha Maternal
Estimulação - Leitura - Escrita
Issue Date: 5-Mar-2018
Abstract: A temática desenvolvida neste trabalho centra-se no Método João de Deus, não no seu todo, mas no que diz respeito à estimulação da leitura e da escrita, enunciando as linhas que consideramos ser de maior importância e que poderemos rentabilizar em aplicações da Educação Pré-Escolar noutros contextos. Centramo-nos, de forma breve, na história pessoal do poeta-educador, mas também na história do próprio Método João de Deus, em que abordamos a Cartilha Maternal e a letra bicuda, caraterísticas do Método. Abordamos também a história do Pré-Escolar em Portugal, e na época em que surgiu o Método João de Deus. Terminamos o capitulo, descrevendo as Metas do Pré-Escolar e relacionando o presente método com as mesmas, assim como apresentamos as caraterísticas que consideramos de maior importância do Método João de Deus. Trata-se de uma investigação de carater qualitativo, tendo como contexto educacional as práticas da sala dos cinco anos de Pré-escolar: faixa etária em que o Método João de Deus, nomeadamente a Cartilha Maternal, começa a ser trabalhado. Aplicaram-se os procedimentos metodológicos, realizando-se a caraterização do contexto e da amostra, assim como, se retiraram três das caraterísticas importantes do Método João de Deus, e revertendo-as para atividades que foram aplicadas na sala dos cinco anos, a fim de provar a sua eficiência em contexto fora dos Jardins-Escolas João de Deus. Contamos também com a análise de entrevistas de Educadoras que trabalham com o Método João de Deus e de uma Professora da Escola Superior de Educação João de Deus. Terminamos este enquadramento com a caraterização da amostra das entrevistadas, e com as considerações finais, e prospetivas em que tentaremos traçar novos contornos de investigação. Palavras-Chave: Cartilha Maternal, Estimulação, Leitura, Escrita, Método João de Deus
The theme developed here is the João de Deus Method, not as a whole, but regarding the reading and writing stimulation, stating what we consider to be of great importance and what we can apply in other contexts. We begin by addressing the theoretical part, where we focus a little on the personal life of the Poet-Educator, but also on the origins of the method João de Deus, where we approach the Cartilha Maternal and a pointed letter, a typical feature of this method. We also discuss in the same chapter a little of the history of pre-school education in Portugal, and where and when did the João de Deus Method took form. We concluded the chapter by describing the preschool goals and linking them to the present method, and by explaining the features that we consider to be the most important of the Method. It is a qualitative research, since its educational context are the practices of the 5year-old Preschool class, the exact age in which the João de Deus Method, by Maternal Primer, begins to be driven. The methodological procedures were then applied, considering 3 of the key features of the Method, and applying them to activities driven in the 5-year-old class, to check its efficiency. We also analyzed some interviews by some Educators working with the João de Deus Method and a teacher of the Escola Superior de Educação João de Deus. We finished this framework with the characterisation of the sample of the interviewees, and with the final conclusions and prospectives in which we´ll try to draw new boundaries of research. Keywords: Cartilha Maternal, Stimulation, Reading, Writing, João de Deus Method.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2564
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.