Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2574
Title: A música, os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração
Authors: Moreira, Andreia Sofia da Silva
Orientador: Cortesão, Irene
Keywords: Educação pré-escolar
Música
Profissional reflexivo
Issue Date: 23-Mar-2018
Abstract: As crianças são um ser em constante mudança, desenvolvem-se rapidamente e consequentemente o educador deve acompanha-lhas, criando-lhe novos desafios, permitindo novas conquistas. O presente relatório espelha o trabalho desenvolvido com um grupo em idade pré-escolar durante o qual se pretendeu refletir sobre o papel da música como instrumento de intervenção educativa no desenvolvimento de competências transversais com crianças em idade pré-escolar. Nesta discussão foram também fundamentais conceitos como, o profissional reflexivo e diferenciação pedagógica. A música é uma arte muito presente no dia-a-dia das crianças em jardim-de-infância e permite o desenvolvimento de diferentes competências entre elas a concentração. Deste modo a intervenção educativa neste contexto foi primordial para a investigação, através da observação participativa, da construção e aplicação de atividades relacionadas com a música e da constante adaptação às necessidades do grupo, sendo foi possível ao longo da investigação observar, planear, intervir e avaliar, originando novos dados e novas conclusões. Neste sentido realizou-se um estudo de caso numa instituição de educação pré-escolar, numa sala de grupo misto de 3/4 anos, para os quais a música era claramente um ponto de interesse e a concentração, claramente, uma dificuldade
Children are constantly changing beings, developing rapidly. Consequently, the educator must accompany them, creating new challenges for them, allowing for new achievements. This report reflects the work carried out with a pre-school age group during which it was intended to reflect on the role of music as an instrument of educational intervention in the development of transversal skills with preschool children. In this discussion the concepts of reflective professional and pedagogical differentiation were fundamental. Music is a very present from of art in the children‟s daily routine in kindergarten and it allows the development of different skills among them concentration. The educational intervention was primordial for the investigation, through participatory observation, the construction and application of activities related to the music and the constant adaptation to the needs of the group, in this way it was possible throughout the investigation to observe, to plan, to intervene and evaluate, giving rise to new data and new conclusions
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2574
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A música os sons e os silêncios no desenvolvimento da capacidade de concentração.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.