Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2582
Title: Intervenção Precoce na Infância: atuação profissional dos Educadores de Infância sobre os riscos do desenvolvimento infantil
Authors: Lourenço, Natália Sofia Quintas
Orientador: Gomes, Ana
Keywords: Educação especial
Intervenção precoce
Desenvolvimento profissional
Issue Date: 6-Apr-2018
Abstract: A Intervenção Precoce deve iniciar-se o mais atempadamente possível, havendo uma maior hipótese de se superarem as dificuldades da criança com Necessidades Educativas Especiais ou em risco de as vir a manifestar. O papel dos profissionais que trabalham nas organizações educativas destinadas à infância tem sido reconhecido como fundamental no encaminhamento dessas crianças para a Intervenção Precoce. É neste sentido, que é importante que eles possuam conhecimentos e competências que lhes permitam identificar possíveis fatores de risco e encaminhar as crianças que sejam consideradas elegíveis para a Intervenção Precoce. O presente estudo, com uma metodologia de carácter misto, teve como objetivo primordial, conhecer as perceções que os educadores de infância têm sobre o papel que desempenham na Intervenção Precoce. Pretendemos, também, aferir se os educadores de infância sentem que esse papel é valorizado, se têm as ferramentas necessárias para a deteção e encaminhamento das crianças elegíveis para a Intervenção Precoce, quais os aspetos do desenvolvimento que os educadores mais valorizam como indicadores de risco, assim como, perceber o que poderia ser melhorado para um melhor desempenho do educador de infância na Intervenção Precoce
Early Intervention should be started as soon as possible, with a greater chance of overcoming the difficulties of the child with Special Educational Needs or at risk of manifesting them. The role of professionals working in educational organizations for children has been recognized as fundamental in the referral of these children to Early Intervention. It is in this sense that it is important that they possess the knowledge and skills that allow them to identify possible risk factors and refer children who are considered eligible for Early Intervention. The present study, with a methodology of mixed character, had as main objective, to know the perceptions that the educators of childhood have on the role that they play in the Early Intervention. We also want to assess if the educators of childhood feel that this role is valued, if they have the necessary tools for the detection and referral of children eligible for Early Intervention, what aspects of development that educators most value as indicators of risk, as well as perceive what could be improved for a better performance of the Early Childhood Educator in Early Intervention
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2582
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em educação especial
Appears in Collections:Educação Especial

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