Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2583
Título: Compreensão da Língua Gestual Portuguesa em Crianças Surdas. Proposta de um Instrumento de Avaliação
Autor: Rodrigues, Rute Ana Ferreira
Orientador: Afonso, Carlos
Palavras-chave: Educação especial
Avaliação
Lingua gestual
Data: 22-Mar-2018
Resumo: Indo ao encontro da necessidade, surgida na prática, este trabalho pretendeu criar um protótipo de um instrumento de avaliação da compreensão da Língua Gestual Portuguesa. Através do enquadramento teórico apresentamos o ponto de situação relativamente à aquisição e desenvolvimento da LGP, assim como quanto à compreensão das línguas gestuais, partindo sempre do paralelismo com a realidade da criança ouvinte. Com base na recolha de vários testes propostos para outras línguas gestuais e na inexistência de um teste em LGP construímos um protótipo, composto por um conjunto de 8 Itens, apresentados em formato digital, incluindo, vídeos e imagens. Os itens que constituem o teste têm em conta as caraterísticas da estrutura gramatical da LGP e pretendem avaliar áreas como o vocabulário recetivo; querologia (pseudogestos, pares mínimos); morfologia (marcação de número e género); compreensão de enunciados (instruções, enunciados gestuais) e compreensão de narrativas. Todos os itens são avaliados sem a necessidade de a criança se expressar, já que só tem de selecionar imagens ou vídeos. Apenas no item destinado à compreensão de narrativas existem questões abertas. Este teste, denominado Teste de Avaliação da Compreensão da Língua Gestual Portuguesa (TAC-LGP), foi sujeito a uma pré-avaliação junto de um grupo de especialistas, docentes surdos de LGP e docentes de Educação Especial e de um conjunto de crianças surdas com idades compreendidas entre os cinco e os 6 anos. De um modo geral o teste foi considerado adequado, servindo as apreciações e os resultados das grelhas de avaliação como fonte para as reformulações que propomos
In meeting the need, which arose in practice, this work intends to create a prototype of an instrument to evaluate the understanding of the Portuguese Sign Language. Through the theoretical framework we present the situation regarding the acquisition and development of LGP, as well as the understanding of gestural languages, always starting from the parallelism with the reality of the hearing child. Based on the collection of several tests proposed for other sign languages and the lack of a test in LGP, we constructed a prototype composed by a set of 8 Items presented in digital format, including videos and images. The items that constitute the test take into account the characteristics of the grammatical structure of the LGP and intend to evaluate areas such as the vocabulary; chorology (pseudogestans, minimal pairs); morphology (number and gender marking); comprehension of statements (instructions, gestures) and understanding of narratives. All items are evaluated without the need for the child to express themselves, since they only have to select images or videos. Only in the item intended for the understanding of narratives we used open questions. This test, called the Portuguese Sign Language Comprehension Assessment Test (TACLGP), was subjected to a pre-assessment with a group of specialists, deaf LGP teachers and Special Education teachers and a set of deaf children aged between the ages of five and six. In general, the test was considered adequate and the appreciation and results of the evaluation grids were used as a source for the reformulations we propose
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2583
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em educação especial
Aparece nas colecções:Educação Especial

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