Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2585
Title: «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
Authors: Sampaio, Sara Rita da Silva
Orientador: Trevisan, Gabriela
Keywords: Creche
Educação pré-escolar
Participação das crianças
Cidadania
Issue Date: 14-Feb-2018
Abstract: Resumo O conceito de cidadania não se esgota apenas nos direitos e deveres das crianças, mas abrange também a participação das crianças nos diferentes contextos a partir das experiências do seu quotidiano. (Trevisan, 2016) A investigação realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim-de-infância e Creche, durante três semestres letivos, pretendeu compreender de que forma é que a intervenção do Educador de infância nestes contextos é promotora e construtora da cidadania das crianças. Analisando diferentes documentos orientadores dos profissionais em Educação de Infância, e observando a prática dos Educadores nestes contextos, pretende-se compreender em que medida é que as Orientações Curriculares (no caso de Pré-Escolar) e outros documentos orientadores, em contexto de Creche, contemplam uma imagem da criança como sujeito de direitos e como membro ativo da sala. A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida na mesma instituição educativa, e recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de informação, pretendeu-se compreender o papel do Educador de infância enquanto promotor de participação das crianças, no quotidiano da instituição. Como resultado encontramos uma instituição que utiliza os documentos orientadores de forma a sustentar a sua prática e não a limitá-la, no que diz respeito ao papel do Educador e à participação da criança nos contextos de Pré-Escolar e Creche
The concept of citizenship doesn't end with the rights and duties of children, but it also incorporates their participation in the different contexts through their daily experiences. (Trevisan, 2016) The investigation made in this Master in Pre-School Education in the context of kindergarten and nursery, during three school semesters, tried to understand how does the kindergarten teacher's intervention, in those contexts, promotes and shapes the children's citizenship. Analyzing different guiding documents for kindergarten education, and observing teacher's practices in these spaces, we tried to understand how do the Curricular Orientations (in kindergarten) and other guiding documents (in nursery), contemplate a view of the child as a subject with rights and as a participating member in the classroom. Using a qualitative approach, developed in the school in question, and using various information gathering tools, we tried to understand the role of the kindergarten teacher as a promoter of the children participation in the institution's day-to-day life. As a result, we found an institution that uses the guiding documents to support its practices and not to restrain them, when it comes to the educator's role and the children's participation in the kindergarten and nursery
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2585
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

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