Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Isilda | - |
dc.contributor.author | Serafim, Ana Raquel | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Isabel | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Joana | - |
dc.contributor.author | Campos, Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T14:18:24Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T14:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Monteiro, I., Serafim, A., Carneiro, I., Oliveira, J. & Campos, S. (2017). As ideias tácitas dos alunos de 2º Ciclo do Ensino Básico sobre a questão dos “retornados” da África Portuguesa. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 633-640). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8471-26-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2599 | - |
dc.description.abstract | No 2.º Ciclo do Ensino Básico, a questão dos “retornados” da África Portuguesa é abordada na disciplina de História e Geografia de Portugal, especificando as Metas Curriculares (2013, 20-21) que os alunos deverão saber explicá-la no âmbito dos «problemas verificados com a descolonização portuguesa». Pela dimensão traumática de que se revestiu e cujas marcas ainda hoje são visíveis na memória individual e coletiva, o conhecimento tácito dos alunos, entendido como «um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas e sociais, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos» (Melo, 2009, 5), assume especial relevância na sua abordagem em contexto de sala de aula. Este estudo de investigação-ação desenvolvido no âmbito da formação de professores, na Prática de Ensino Supervisionado, em duas turmas do 6.º ano, com recurso a inquéritos por questionário, realizados antes e após a intervenção pedagógica, identificou, num primeiro momento, as ideias tácitas dos alunos sobre a referida temática, para, depois, perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento das aprendizagens significativas e qual a progressão das ideias cientificamente válidas. Superada a resistência inicial de alguns alunos que afirmavam nada saber, a recolha das ideias evidenciou algum conhecimento, mesmo que vago ou confuso, que os futuros professores tiveram em conta na preparação da intervenção pedagógica. A análise quantitativa dos dados recolhidos após a intervenção pedagógica permitiu verificar a significativa diminuição das não respostas e ideias confusas e vagas e o aumento as ideias válidas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Didática da História | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionado | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico (2º ciclo - 6º ano) | pt_PT |
dc.subject | História e Geografia de Portugal | pt_PT |
dc.title | As ideias tácitas dos alunos de 2º Ciclo do Ensino Básico sobre a questão dos “retornados” da África Portuguesa | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 633 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 640 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) | pt_PT |
degois.publication.title | Congresso Internacional O Tempo dos Professores | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As ideias tácitas dos alunos de 2.º ciclo do ensino básico.pdf | 137.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.