Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorSerafim, Ana Raquel-
dc.contributor.authorCarneiro, Isabel-
dc.contributor.authorOliveira, Joana-
dc.contributor.authorCampos, Sandra-
dc.date.accessioned2018-04-18T14:18:24Z-
dc.date.available2018-04-18T14:18:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMonteiro, I., Serafim, A., Carneiro, I., Oliveira, J. & Campos, S. (2017). As ideias tácitas dos alunos de 2º Ciclo do Ensino Básico sobre a questão dos “retornados” da África Portuguesa. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 633-640). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdfpt_PT
dc.identifier.issn978-989-8471-26-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2599-
dc.description.abstractNo 2.º Ciclo do Ensino Básico, a questão dos “retornados” da África Portuguesa é abordada na disciplina de História e Geografia de Portugal, especificando as Metas Curriculares (2013, 20-21) que os alunos deverão saber explicá-la no âmbito dos «problemas verificados com a descolonização portuguesa». Pela dimensão traumática de que se revestiu e cujas marcas ainda hoje são visíveis na memória individual e coletiva, o conhecimento tácito dos alunos, entendido como «um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas e sociais, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos» (Melo, 2009, 5), assume especial relevância na sua abordagem em contexto de sala de aula. Este estudo de investigação-ação desenvolvido no âmbito da formação de professores, na Prática de Ensino Supervisionado, em duas turmas do 6.º ano, com recurso a inquéritos por questionário, realizados antes e após a intervenção pedagógica, identificou, num primeiro momento, as ideias tácitas dos alunos sobre a referida temática, para, depois, perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento das aprendizagens significativas e qual a progressão das ideias cientificamente válidas. Superada a resistência inicial de alguns alunos que afirmavam nada saber, a recolha das ideias evidenciou algum conhecimento, mesmo que vago ou confuso, que os futuros professores tiveram em conta na preparação da intervenção pedagógica. A análise quantitativa dos dados recolhidos após a intervenção pedagógica permitiu verificar a significativa diminuição das não respostas e ideias confusas e vagas e o aumento as ideias válidas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDidática da Históriapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadopt_PT
dc.subjectEnsino básico (2º ciclo - 6º ano)pt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.titleAs ideias tácitas dos alunos de 2º Ciclo do Ensino Básico sobre a questão dos “retornados” da África Portuguesapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage633pt_PT
degois.publication.lastPage640pt_PT
degois.publication.locationPorto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE)pt_PT
degois.publication.titleCongresso Internacional O Tempo dos Professorespt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As ideias tácitas dos alunos de 2.º ciclo do ensino básico.pdf137.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.