Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSousa, Maria Isolete-
dc.date.accessioned2018-04-20T10:39:49Z-
dc.date.available2018-04-20T10:39:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Sousa, M. I. (2017). O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da
aprendizagem na língua materna nos ensinos básico e secundário. In Atas do II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 679-696). Porto: UCP. Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2603-
dc.description.abstractAs mudanças constantes no panorama educacional e na sociedade do século XXI potenciam uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na sala de aula. Neste sentido, este estudo centra-se na prática letiva dos docentes de Português do Ensino Básico e Secundário e tenta compreender como podem ser superadas as dificuldades apresentadas no domínio da língua materna, quando as gerações de alunos são cada vez mais informadas, por vezes, até hiperestimuladas, mas também mais imaturas e com uma necessidade de respostas e de sucessos imediatos. A população-alvo deste estudo foi um grupo de professores de Português do Ensino Básico e Secundário de uma Instituição de ensino privada do Grande Porto. Para a concretização deste projeto de carácter exploratório, foram realizadas entrevistas, dois focus de discussão e, ainda, a análise documental de conteúdos considerados relevantes para o estudo. Este estudo possibilitou aferir quais os domínios que comprometem o sucesso dos alunos na aprendizagem da língua materna, mas também permitiu a sistematização das principais práticas pedagógicas que devem ser implementadas e que poderão promover o sucesso para todos e para cada um dos alunos. Para além disso, foi possível constatar-se a importância da supervisão pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e destacar as áreas de possível investimento, como a supervisão colaborativa e a supervisão entre pares.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSupervisão Pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectLíngua Maternapt_PT
dc.subjectPromoção do sucessopt_PT
dc.titleO(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da
aprendizagem na língua materna nos ensinos básico e secundáriopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage679pt_PT
degois.publication.lastPage696pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleSeminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O(S) EFEITO(S) DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.pdf354.48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.