Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorLeite, Renata-
dc.contributor.authorPinto, Marina-
dc.date.accessioned2018-04-20T11:29:21Z-
dc.date.available2018-04-20T11:29:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGonçalves, D., Pinto, M. & Leite, R. (2017). Projetos interdisciplinares: uma oportunidade de aprendizagem crítica e criativa. In Atas do II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 697-710). Porto: UCP. Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdfpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2605-
dc.description.abstractReconhecemos a necessidade de investir em processos de ensino e de aprendizagem cada vez mais criativos e críticos, fomentando a descoberta do(s) talento(s) de cada aluno e entendendo a construção do conhecimento como algo sistémico. Fatores como uma liderança forte, expectativas elevadas em relação aos desempenhos dos alunos, um clima propício à aprendizagem, a prioridade dada ao ensino de conhecimentos fundamentais e a avaliação e controle dos desempenhos dos alunos são, em nosso entender, fundamentais. Neste cenário, fomenta-se a implementação de projetos próprios, que valorizem as boas experiências e promovam práticas colaborativas entre os diferentes profissionais, como é o caso das sessões de Projetos Interdisciplinares que nos propomos apresentar neste artigo. Os Projetos interdisciplinares encaram o ensino de forma holística e flexível, adaptando-o às circunstâncias do meio onde o aluno se integra, requerendo a utilização de diversas metodologias. Articulando as diversas áreas do saber, nos Projetos pretende-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos. Paralelamente, é oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, o aluno poderá encontrar as suas formas preferidas de aprendizagem. Deste leque de oportunidades poder-se-á alcançar, mais facilmente, o interesse dos alunos no seu percurso de desenvolvimento. Com o objetivo de tornar possível estas metodologias, neste tempo e espaço de Projetos são utilizados recursos didáticos estruturados e não estruturados, preferencialmente construídos pelos alunos, por forma a provocar uma forte motivação e grande significação nos alunos. Neste sentido, apresentar-se-á toda esta dinâmica educativa que acontece em dois blocos letivos semanais no 1.ºCEB, no sentido de dar espaço à criatividade e fomentar a autonomia dos alunos na conceção e desenvolvimento destes projetos. A ação do professor será, portanto, de mediação entre os interesses dos alunos e a sua intenção pedagógica, articulando com todas as disciplinas. Estes projetos iniciam-se em contexto de sala de aula, estendendo-se a outros espaços, nomeadamente o espaço Cri@rt(e) Classroom. Palavras-chave: projetos interdisciplinares; equipas multidisciplinares; processo de aprendizagem; olhares educacionais múltiplospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEnsino holísticopt_PT
dc.titleProjetos interdisciplinares: uma oportunidade de aprendizagem crítica e criativapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage697pt_PT
degois.publication.lastPage710pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleSeminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROJETOS INTERDISCIPLINARES.pdf313.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.