Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2608
Title: A grande aventura pela (des) igualdade de género as imagens do feminino e do masculino veiculadas pelo manual de português do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico (2014-2015)
Authors: Samagaio, Florbela
Keywords: Manuais escolares
Desigualdade de género
Recurso pedagógico
Issue Date: 2016
Citation: Samagaio, F. (2016). A grande aventura pela (des) igualdade de género as imagens do feminino e do masculino veiculadas pelo manual de português do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico (2014-2015). In Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (pp. 1057-1072). Porto: ESEPF. ISBN 978-989-98940-8-2. Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2607
Abstract: Os manuais escolares constituem veículos privilegiados de (re)transmissão de informação em ordem à aprendizagem das crianças na sala de aula. Neste espaço são veiculados valores e saberes que (en)formam a cultura e o quotidiano das crianças, sendo que o manual de língua portuguesa do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico assume uma função estruturante no processo de aprendizagem e de socialização. A sala de aula constitui um espaço central na vida da criança e nela se procede à recontextualização do discurso pedagógico oficial, formalizado por um curriculum regulamentado no âmbito do qual surgem os respetivos manuais. A educação formal ocorre num “mundo social” onde se processa uma reprodução dos valores, da ordem social e da (des)igualdade de género. A igualdade de género constitui uma das grandes preocupações das sociedades modernas e democráticas, sendo que a Escola, enquanto instituição histórica de socialização, assume uma importante função de regulação social. Assim, atribui-se à Escola a responsabilidade de ensinar de acordo com os valores e as normas próprias e resultantes de um processo de aprofundamento da democracia e da consolidação dos Direitos Humanos e Sociais. O confronto entre a análise dos textos do Manual de Língua Portuguesa do 4º ano de escolaridade e as orientações normativas das entidades reguladoras da questão social da Igualdade de Género abre caminho para um outro olhar sobre a função social que o Manual de Língua Portuguesa pode desempenhar nesta questão.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2608
ISBN: 978-989-98940-8-2
Publisher version: http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2607
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