Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2640
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorRodrigues, Elvira-
dc.date.accessioned2018-07-03T14:25:48Z-
dc.date.available2018-07-03T14:25:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Rodrigues, E. (2018). Instrumentos de transdisciplinaridade e co aprendizagem sediados e mediados por plataformas digitais: relato de uma experiência formativa interpares. In IV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade (pp. 284-295). Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99984-1-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2640-
dc.description.abstractAprender e ensinar na sociedade do conhecimento é um contínuo, e incontornável, desafio,face às novas perspetivas da realidade, impostas por incessantes mudanças (Avedaño & Trujillo, 2013). O “homo sapiens digital” (Prensky, 2009) instalou-se e as apropriações sociais da linguagem digital (Moreno, 2013, p.118) fazem-se sentir em todos os setores da sociedade. As conceções de espaço, tempo e distância diluem-se nesta sociedade em rede, de que a escola é parte integrante. Contudo, começam a verificar-se significativos anacronismos entre a rapidez de assimilação das novas tecnologias pela sociedade em geral, pelos nativos digitais, de uma forma muito particular, e a sua utilização no contexto do ensino/aprendizagem. Por um lado, a democratização do acesso às tecnologias e à internet (Lagarto & Marques, 2015, p.18) não é sinónimo da sua efetiva utilização no ato de ensino e, por outro lado, enquanto o sistema educativo ainda discute a pertinência, e monitoriza, experiências de utilização de manuais digitais no ensino, através de tablets, projeto ManEEle (Idem), uma percentagem, cada vez maior, dos nossos jovens possui smartphones topo de gama que utiliza com particular destreza, como se de um “membro orgânico” se tratasse - usam-nos para comunicar, sociabilizar, consultar o email, efetuar pesquisas, ler e abrir documentos, em diversos formatos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagempt_PT
dc.titleInstrumentos de transdisciplinaridade e co aprendizagem sediados e mediados por plataformas digitais: relato de uma experiência formativa interparespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage284pt_PT
degois.publication.lastPage295pt_PT
degois.publication.titleIV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidadept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2637pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instrumentos Daniela Gonçalves 2018.pdf187.79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.