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Title: (re)Definição de modos de trabalho pedagógico e estratégias de ensino a partir dos conhecimentos e práticas da neuroeducação
Authors: Castro, Ana Teresa Nascimento
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Estratégia Pedagógica
Neuroeducação
Aprendizagens significativas
Prática pedagógica
Issue Date: 7-Jul-2018
Abstract: Num mundo em constante mudança, receitas que nos permitam atingir uma educação com resultados de sucesso absoluto, ainda não foram descobertas. Não obstante, uma das novas áreas de conhecimento que tem atingido resultados favoráveis é, sem dúvida, a neuroeducação; trata-se de uma simbiose entre a neurociência, a educação e a psicologia. As investigações mais recentes verificam que a mobilização, por parte dos professores, de conhecimentos e práticas da neurociência e das funções e estruturas do cérebro, pode beneficiar e favorecer a prática destes profissionais. (re)Definir a intervenção educativa de acordo com este tipo de estratégias, contribui, não só, para o sucesso da aprendizagem dos alunos, mas também para melhorar e fazer avançar a educação entendida como uma lógica sistémica. Com a presente investigação, ambicionamos entender de que forma é que as estratégias neurodidáticas influenciam na aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Para atingir o nosso objetivo, delineamos, construímos e aplicamos em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Participaram nesta investigação dezassete alunos duma turma do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Os resultados obtidos comprovam que a planificação das aulas, quando fundamentadas na neuroeducação, contribuem positivamente no rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento de uma forma integral e integrada. PALAVRAS-CHAVE: neuroeducação, intervenção educativa, estratégias neurodidáticas, aprendizagens significativas, reflexão sobre a prática pedagógica
In an ever-changing world, formulas that allow us to achieve an education with absolute success outcomes, have not yet been discovered. Nevertheless, one of the new fields of knowledge which has reached favourable results is, undoubtedly, neuroeducation; it is a symbiosis between neuroscience, education and psychology. The latest researches show that the mobilization, among teachers, of knowledge and practice of neuroscience, functions and structures of the brain, can benefit and favour these professionals. Defining or redefining educational intervention according to these types of strategies contributes, not only for the success of the students learning, but also to enhance and advance education seen as systemic logic. This current study aimed to understand in which way the neuroeducational strategies have an influence on learning and development of each student. In order to achieve our aim, we outlined, built and applied in the classroom a set of educational interventions based on strategies which are characteristic of neuroeducation. In this study, seventeen students from a class of the 5th year participated, in the scope of History and Geography of Portugal disciplines. The results corroborate that the class planning, when based on neuroeducation contributes positively to the academic enhancement of students and leads to their development in a fully and integrated way. KEYWORDS: neuroeducation, educational intervention, neuroeducation strategies, significant learning, reflection about pedagogic practice.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2650
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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