Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2674
Title: As perceções dos professores em crianças com PHDA
Authors: Afonso, Vânia de Fátima Fernandes
Orientador: Sousa, Júlio
Keywords: Perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA)
Ensino Básico (1º- 2º Ciclos)
Estratégias de sala de aula
Issue Date: 21-Jul-2018
Abstract: O presente estudo pretendeu analisar e comparar as perceções do 1º, 2º Ciclo do Ensino Básico, de um Agrupamento de Escolas relativamente às variáveis de Conhecimento (características, prevalência, etiologia, evolução, diagnóstico, problemas associados), Perceções de Impacto e Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobre descritivo como uma análise quantitativa, qualitativa dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=50 inquéritos distribuídos, 25 para os professores do 1º Ciclo e 25 para os professores do 2º Ciclo, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA. Quanto ao impacto são as “Dificuldades de Aprendizagem”, a “Pouca persistência e baixa moderação” e o “Não aceitar e respeitar as regras” que segundo os professores provocam maior desadaptação no contexto escolar. Em relação à atitude bem como às estratégias a utilizar, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças. Os dados apurados relativamente á comparação entre ciclos, sugerem poucas diferenças entre o 1º, 2º ciclo relativamente ao Impacto, à Atitude e às Estratégias utilizadas com as crianças com PHDA. PALAVRAS-CHAVE: Professores; Escola; Perturbação de hiperatividade e défice de atenção; Perceção; Impacto; Atitude
The present study intended to analyze and compare the perceptions of the Primary and Secondary Education level of Schools Grouping concerning the Knowledge variables (characteristics, prevalence, aetiology, evolution, diagnosis, associated problems), Impact Perceptions and Attitudes (intervention plan and classroom strategies) regardind the children with ADHD. This study has a descriptive character based on quantitative, qualitative analysis of the results. The research method used to serve as a data collection process consisted of a survey questionnaire. From a total of N = 50 surveys distributed, 25 to Primary teachers and 25 to Secondary teachers, who were subjected to statistical treatment. The results show that participants are aware of ADHD. The impact of this disorder are "Learning Difficulties", "Low persistence and difficulties to plan and control their behaviour " and "Disrespect of rules" which, according to teachers, lead to greater misadjustment in the school context. Regarding the attitude and the strategies to be used, those revealed that they use different methods in their daily work with these children. The data find to compare the two education levels suggest few differences between both levels concerning the Impact, Attitude and Strategies used with children with ADHD. KEYWORDS: TEACHERS; SCHOOL; ATTENTION DEFICIT HIPERACTIVITY DISORDER (ADHD) AND ATTENTION DEFICIT DISORDER (ADD); PERCEPTION; IMPACT; ATTITUDE.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2674
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial
Appears in Collections:Educação Especial

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