Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2677
Title: As situações do quotidiano na aprendizagem da matemática – uma análise de manuais escolares para o 1º ciclo do ensino básico
Authors: Brandão, Joana Filipa Magalhães
Orientador: Nogueira, Isabel Cláudia
Keywords: Ensino da matemática - Ensino básico (1º ciclo)
Matemática - manuais escolares
Aprendizagens significativas
Issue Date: 25-Jul-2018
Abstract: Constituindo a Matemática uma disciplina implicada em bastantes situações comuns do dia a dia – numa simples ida às compras, no cálculo de preços, na perceção de descontos, entre outras atividades –, a utilização dessas situações reais em contexto escolar poderá resultar em valiosas oportunidades de aprendizagens efetivamente significativas e motivadoras. No presente relatório – realizado no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, nos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018 – apresenta-se um percurso investigativo que pretendeu determinar de que forma as situações do quotidiano estão presentes nos manuais escolares de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, dada a presença incontornável deste recurso nas atividades de ensino/aprendizagem na escolaridade obrigatória. Estabelecendo como objetivos (i) investigar a presença de situações do quotidiano nos manuais escolares da disciplina de Matemática para o 1.º Ciclo, (ii) compreender quais as finalidades pedagógicas das propostas existentes nos manuais escolares para a Matemática no 1.º Ciclo que contemplam de situações do quotidiano (iii) verificar se existe alguma diferença na ocorrência de situações do quotidiano nos manuais escolares ao longo dos quatro anos de escolaridade que compõem o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (iv) averiguar se existe alguma diferença na ocorrência de situações do quotidiano nos manuais escolares dependente dos domínios de conteúdos matemáticos definidos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a sua concretização optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, suportada na análise documental do conteúdo veiculado por doze manuais escolares de Matemática dirigidos aos quatro anos que compõem o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como principais conclusões, refira-se que a maioria dos exemplares analisados apresentam a transmissão de conhecimentos e a consolidação das aprendizagens como principais funções subjacentes às propostas de situações de quotidiano, que essas situações se encontram mais presentes nas explorações do domínio dos Números e Operações e que é escassa a presenças de situações do quotidiano com intencionalidade de desenvolvimento de competências de nível social e cultural. Palavras–chave: Situações do quotidiano; Manuais escolares; Matemática; 1.º Ciclo do Ensino Básico
As Mathematics is a discipline that is involved in many everyday situations - in a simple trip to shopping, in the calculation of prices, in the perception of discounts, among other activities - the use of these real situations in a school context can result in valuable opportunities for effectively meaningful and motivational learning. In this report - carried out under the Supervised Teaching Practice component of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Higher School of Education of Paula Frassinetti, in the 2016/2017 and 2017/2018 academic years - it is presented an investigative path that sought to determine how daily situations are present in the textbooks of Mathematics for the 1st Cycle of Primary Education, given the unavoidable presence of this resource in teaching and learning activities in compulsory schooling. Establishing as objectives (i) to investigate the presence of everyday situations in the textbooks of Mathematics for the 1st Cycle, (ii) to understand the pedagogical objectives of the proposals in the textbooks for Mathematics in the 1st Cycle that (iii) to verify if there is any difference in the occurrence of everyday situations in school textbooks during the four years of schooling that make up the 1st Cycle of Primary Education and (iv) to check if there is any difference in the occurrence of everyday situations in textbooks dependent on the mathematical content domains defined for the 1st cycle of Primary Education, a qualitative approach was adopted, based on a documental analysis of the contents of twelve textbooks of Mathematics directed to the four years that make up the 1st Cycle of Primary Education. As a main conclusion, it should be noted that the majority of the analyzed subjects present the transmission of knowledge and the consolidation of learning as the main functions underlying the proposals of everyday situations, that these situations are more present in the field of Numbers and Operations and which is scarce to the presences of everyday situations with intentionality of development of social and cultural competences. Keywords: Everyday situations; Textbooks; Mathematics; 1st Cycle of Primary Education
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2677
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.