Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2681
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dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorLourenço, Ana Patrícia Monteiro-
dc.date.accessioned2018-07-31T08:48:24Z-
dc.date.available2018-07-31T08:48:24Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.date.submitted2018-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2681-
dc.description.abstractO presente relatório de investigação apresenta como temática a prática reflexiva em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, assim como o seu impacto na intervenção educativa. Esta investigação foi realizada ao longo de dois anos, através do estágio profissionalizante em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como sujeito de estudo as crianças de ambos os contextos educativos. Este estudo foi desenvolvido numa abordagem de estilo qualitativo, suportado por uma revisão de literatura, sobre o conceito de prática reflexiva, a prática reflexiva na construção profissional, modelos pedagógicos que privilegiam esta prática e a pedagogia-participativa em contexto educativo, assim como, uma apresentação e análise de dados e instrumentos mobilizados, como portefólio reflexivo, avaliações, instrumentos de participação e avaliação pelas crianças, assembleias de grupo, diário de turma, atividades pedagógicas e entrevistas realizadas à educadora e professora cooperantes. Nesta investigação relevou-se a importância do estabelecimento de relações de empatia com todas as crianças e elementos da equipa educativa, valorizando a opinião e participação das mesmas no seu processo de ensino-aprendizagem. Ficou claro, ao longo de todo este processo investigativo, que a prática reflexiva no contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, promove uma melhoria da intervenção educativa. E que dar voz aos diferentes atores sociais que integram um contexto educativo, assegurando que todos eles são essenciais, permite ao profissional de educação enriquecer todo o seu trabalho pedagógico, criar aprendizagens de sucesso, alicerçadas na integração, cooperação, interesse e participação das crianças. Este caminho fomentou a construção profissionalizante da estagiária e o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva, critica e construtiva, assim como, desenvolver nas crianças em estudo, competências sociais, a sua participação, a consciencialização e reflexão sobre diferentes temáticas e o trabalho cooperativo, aproximando-se significativamente daquilo que a educação deve proporcionar às mesmas, sendo ela o reflexo das exigências totais da sociedade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectProfissional Reflexivopt_PT
dc.subjectPedagogia-participativapt_PT
dc.subjectIntervenção educativapt_PT
dc.titlePrática reflexiva em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: impacto na intervenção educativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEBpt_PT
dc.identifier.tid201957566pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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