Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686
Título: A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas
Autor: Pinto, Daniela Filipa Borges
Orientador: Silva, Brigite
Palavras-chave: Avaliação participativa
Ensino básico (1º ciclo)
Educação Pré-escolar
Data: 26-Jul-2018
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade é compreender quais as práticas de avaliação utilizadas para promover a participação das crianças na avaliação na Educação Pré- Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida “Quais as conceções e práticas que os educadores de infância e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico têm sobre a participação das crianças na avaliação da aprendizagem?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em perceber qual a perceção que os educadores/professores têm sobre a participação da criança na avaliação da aprendizagem; conhecer as estratégias utilizadas para potenciar momentos de avaliação com as crianças; perceber de que forma é que as crianças participam na avaliação no processo ensino-aprendizagem e que constrangimentos existem ao possibilitar a criança a ser um agente participativo na avaliação. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a 2 educadoras de infância e 3 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e entrevistas a 4 crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram implementadas estratégias para a promoção da participação das crianças na avaliação no contexto de jardim de infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Palavras-Chave: participação; avaliação; estratégias; crianças; alunos; Educação PréEscolar; 1º Ciclo do Ensino Básico.
This internship report refers to the Supervised Teaching Practice of a Master’s study on Pre-school and Primary School Education. The main purpose is to understand which are the evaluation practices used to encourage the participation of children in the assessment process on both Pre-school and Primary School Education. To that end, this study aimed at addressing the primary question “What are the perceptions and practices of early childhood educators and primary school teachers in regards to children participation in the learning assessment?”. Therefore, the main purpose of this study focused on observing educator’s/teachers’ actual perception over the child’s participation in the learning assessment process; learning strategies used to enhance assessment events with the children; perceiving how children engage in the assessment during the teaching-learning process and the existing constraints when facilitating the children to play participatory roles in the process. Hence, a bibliographic research was made, along with the interview of 2 early childhood educators and 3 primary school teachers, and the interview of 4 children of 2nd year of primary school. Additionally, assessment strategies were implemented to promote the children’s engagement in the related assessment in kindergarten and primary school classrooms, where the Supervised Teaching Practice took place. Key-Words: participation; learning assessment; children; Pre-school Education; Primary School Education.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2686
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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