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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Márcia Serra | - |
dc.contributor.author | Vieira, Gardênia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T09:54:26Z | - |
dc.date.available | 2018-09-13T09:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-12 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2698 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda uma temática relacionada com a saúde mental infantil, mais precisamente a perturbação da depressão nas crianças, que é uma triste realidade, dentro dos consultórios clínicos e nas escolas. A perturbação depressiva é um dos mais significativos problemas no mundo atual e a sua incidência tem aumentado exponencialmente. Ela reflete o desequilíbrio não só das pessoas em si, mas também da nossa sociedade. Atualmente, a depressão tornou-se comum em crianças. É uma questão séria e pode contribuir para várias alterações, tais como o isolamento e o baixo rendimento escolar, entre outros problemas não menos importantes. Apesar de a depressão, tanto no adulto quanto na criança, ter como modelo de diagnóstico a conhecida constelação de sintomas (decorrentes da tríade: sofrimento moral, a inibição psíquica global e no estreitamento do campo vivencial), as diferentes características pessoais e situações vivenciais entre o adulto e a criança, fazem com que os sintomas secundários decorrentes dos sintomas básicos sejam bem distintos (Nunes, 2012). Devido a tantas definições sobre a perturbação depressiva e, aliada à variedade de sintomas, o diagnóstico diferencial nem sempre é simples e efetivo. Não se pode negar que, através dos exames das emoções positivas, foi detetado que ao vivenciarmos experiências positivas moderadas, temos mais probabilidade de passarmos essas mesmas emoções para o outro, de forma a sermos mais flexíveis nos pensamentos e nos sentimentos para que se possam produzir soluções aos diversos tipos de problemas, sejam eles físicos ou emocionais (Lopez & Snyder , 2009). | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Depressão na infância | pt_PT |
dc.title | Perceções de sintomatologia de depressão infantil em crianças do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201973545 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Especial |
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