Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2698
Título: | Perceções de sintomatologia de depressão infantil em crianças do 1º ciclo do ensino básico |
Autor: | Vieira, Gardênia Maria |
Orientador: | Fernandes, Ana Márcia Serra |
Palavras-chave: | Depressão na infância |
Data: | 12-Out-2018 |
Resumo: | O presente estudo aborda uma temática relacionada com a saúde mental infantil, mais precisamente a perturbação da depressão nas crianças, que é uma triste realidade, dentro dos consultórios clínicos e nas escolas. A perturbação depressiva é um dos mais significativos problemas no mundo atual e a sua incidência tem aumentado exponencialmente. Ela reflete o desequilíbrio não só das pessoas em si, mas também da nossa sociedade. Atualmente, a depressão tornou-se comum em crianças. É uma questão séria e pode contribuir para várias alterações, tais como o isolamento e o baixo rendimento escolar, entre outros problemas não menos importantes. Apesar de a depressão, tanto no adulto quanto na criança, ter como modelo de diagnóstico a conhecida constelação de sintomas (decorrentes da tríade: sofrimento moral, a inibição psíquica global e no estreitamento do campo vivencial), as diferentes características pessoais e situações vivenciais entre o adulto e a criança, fazem com que os sintomas secundários decorrentes dos sintomas básicos sejam bem distintos (Nunes, 2012). Devido a tantas definições sobre a perturbação depressiva e, aliada à variedade de sintomas, o diagnóstico diferencial nem sempre é simples e efetivo. Não se pode negar que, através dos exames das emoções positivas, foi detetado que ao vivenciarmos experiências positivas moderadas, temos mais probabilidade de passarmos essas mesmas emoções para o outro, de forma a sermos mais flexíveis nos pensamentos e nos sentimentos para que se possam produzir soluções aos diversos tipos de problemas, sejam eles físicos ou emocionais (Lopez & Snyder , 2009). |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2698 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial |
Aparece nas colecções: | Educação Especial |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese 2018 Gardénia.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.