Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2706
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorPereira, Emiliana Cândida Dias Alves-
dc.date.accessioned2018-10-10T08:43:39Z-
dc.date.available2018-10-10T08:43:39Z-
dc.date.issued2018-10-04-
dc.date.submitted2018-09-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2706-
dc.description.abstractA rapidez das mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos e, por consequência, na escola enquanto instituição e espaço de constante desenvolvimento e aprendizagem, exigem de nós uma flexibilidade, bem como a procura de respostas aos desafios, investindo no crescimento pessoal e profissional; só assim somos capazes de acompanhar estas mudanças vertiginosas com que somos confrontados constantemente. Partindo desta premissa, este trabalho de projeto teve como grande finalidade compreender as perceções dos diferentes docentes de inglês de uma Instituição de Ensino Privada na área do grande Porto, relativamente à supervisão colaborativa como ferramenta possibilitadora de desenvolvimento profissional em contexto de trabalho. Para além disto, procurou-se compreender as perspetivas dos diferentes docentes em relação à supervisão colaborativa e à possível exequibilidade deste projeto em contexto real de exercício profissional docente. Sendo que nenhuma formação é definitiva e sendo que consideramos que somos seres em constante crescimento e desenvolvimento, consideramos este projeto uma oportunidade de levarmos a cabo o nosso desenvolvimento profissional, respondendo às nossas necessidades específicas. A par destas perceções, fomos ainda capazes de identificar limitações, dificuldades, mas também apresentar sugestões de melhoria perspetivando assim, a continuação da implementação/manutenção do projeto em anos letivos futuros. Metodologicamente, e seguindo uma abordagem qualitativa, na realização deste projeto levamos a cabo observação de aulas, análise e construção de perfis de desempenho dos diferentes docentes, bem como a aplicação de um inquérito por questionário e um grupo de discussão. Como principais resultados destaca-se o facto do estudo permitir aferir as perspetivas dos diferentes docentes no que diz respeito à supervisão colaborativa, assim como o desenvolvimento da profissionalidade docente com enfoque nas áreas previamente selecionadas pelos docentes participantes.pt_PT
dc.description.abstractThe swiftness in which the world we live in is constantly changing and, therefore the school as an institution and place of ongoing development and learning, demand from us a flexibility, as well as an ability to look for answers to these ongoing challenges. Investing in our personal and professional growth is the only way we can keep up with these staggering changes. Based on this premise, this project work had as its main objective to understand the different perceptions of English Language Teachers (ELT), from a Private Teaching Institution in the metropolitan area of Porto, concerning collaborative supervision as a tool to foster professional development in a working environment. Moreover, it aimed to understand the different teachers' perspectives towards collaborative supervision and the practical feasibility in a real context of professional teaching. Bearing in mind that no training is definitive, and we are beings in constant growth and development, this project is the perfect opportunity to go through with our professional development, attending to our specific needs. Alongside these perceptions, we were also able to identify constraints and hardships, but also put forward new improvement suggestions, envisioning the maintainability of the project in future years. Methodologically and, following a qualitative approach, we carried out class observations, construction and analysis of performance profiles of the different teachers, as well as an implementation of a questionnaire survey and a discussion group. The main outcomes are the fact that this project allowed us to identify the teachers' different perspectives concerning collaborative supervision, just as the development of the teaching professionalism with a major focus on the areas previously highlighted by the intervening teachers. KEYWORDS: Collaborative Supervision, Cambridge English Teacher Framework, Personal and Professional Development, Observation, Reflectionpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisão colaborativapt_PT
dc.subjectCambridge English Teacher Frameworkpt_PT
dc.titleA supervisão interpares no ensino de inglês – um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Supervisão Pedagógicapt_PT
dc.identifier.tid201980908pt_PT
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Versao Final_Setembro18.pdf12.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.