Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2716
Título: A Frequência Bilingue Precoce e as Competências Comunicativas Orais de Crianças Surdas dos 0 aos 3 Anos
Autor: Quartone, Ana Paula Coelho Gouveia
Orientador: Afonso, Carlos
Palavras-chave: Surdez - intervenção precoce
Data: 9-Nov-2018
Resumo: Através deste estudo pretende-se abordar, e partilhar, questões pertinentes que nos possam permitir um melhor entendimento de como funcionam os programas de frequência bilingue precoce, e de que forma estas intervenções se refletem na aquisição e no desenvolvimento da comunicação em geral, e da comunicação verbal oral em particular, das crianças surdas dos 0 aos 3 anos. A nossa investigação delimitou a pesquisa a um único programa de uma instituição de ensino, mais especificamente de uma EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) do grande Porto, aos elementos da equipa que o compõem, a todas as dinâmicas implícitas e áreas de intervenção, num modelo bilingue que intervém na área da surdez numa perspetiva socioantropológica. Com este objetivo, desenvolveu-se um trabalho de abordagem qualitativa, para nós a mais indicada em função do nosso objeto de estudo, recorrendo à técnica da entrevista, aos três elementos que compõem a equipa multidisciplinar da FBP. Através da análise dos dados obtidos compreendeu-se as bases deste modelo educativo bilingue, de cariz socioantropológico, flexível e dinâmico, e as implicações nas opções linguísticas, bilinguismo simultâneo. Os resultados apontam que a FBP surge como uma resposta, singular e específica, para colmatar uma lacuna na oferta educativa do serviço público, no apoio destas crianças. Este programa é exequível porque é operacionalizado por uma equipa multi e transdisciplinar, com profissionais com vasta experiência. Concluímos ainda que o uso cada mais precoce das tecnologias de apoio e respostas atempadas e especializadas, possibilitam à criança um acesso mais precoce ao português oral, permitem a aquisição e produção de fala mais de acordo com o previsto nas etapas normais do desenvolvimento, sendo notório um desfasamento menor entre a idade de aquisição e as respetivas etapas de desenvolvimento da comunicação verbal oral.
This dissertation addresses relevant issues on early attendance of bilingual programs (whose Portuguese acronym is FBP), providing a better understanding of how this experience is reflected in the aquisition and development of communication in general, particularly of verbal oral communication, by deaf children until they are 3 years old. This research is focused on a specific FBP program, the one developed in the EREBAS (Reference School for the Bilingual Education of Deaf Students) of Greater Oporto (Portugal), on the people who works on that team, on their dynamics and intervention in the context of a bilingual model that operates on deafness on a social and anthropological perspective. With this goal in mind, ours was a work of qualitive approach, which we found as the most appropriate to our object of study, choosing to interview the three FBP multidisciplinar team members. By analysing the data we gathered, we were able to understand the structural elements of this bilingual educational model, socioanthropologically oriented, flexible and dynamic, and its implications on language options, simultaneous bilinguialism. Results indicate that FBP is a singular and specific response to support these children, filling a gap perceived inside the Portuguese public educational system. This program is feasible because it is operated by a multi- and transdisciplinary team, with widely experienced professional people. We reached the conclusion that the growingly earlier use of supportive technologies and timely responses provide children to an advanced access to Portuguese oral language, allowing the acquisition and speech production more in line with the provisions of what are considered to be the normal stages of development, clearly allowing to reduce the gap between the age of acquisition and each development stage of verbal communications. Keywords: communication; verbal oral communication; deafness; early intervention; early attendance of bilingual programs (FBP).
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2716
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial
Aparece nas colecções:Educação Especial



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