Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2720
Título: Estratégias de intervenção para melhorar o sucesso escolar de uma aluna do 1º Ciclo do Ensino Básico com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) – Estudo de Caso
Autor: Alves, Tânia Raquel Cerqueira
Orientador: Fernandes, Ana Márcia Vaz Serra
Palavras-chave: Educação especial
Sucesso escolar
Estudo de caso
Estratégias de intervenção
Data: 15-Dez-2018
Resumo: O foco desta investigação é a procura de estratégias de intervenção para melhorar o sucesso escolar de uma aluna do 1º Ciclo do Ensino Básico com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Ao longo da nossa experiência a nível profissional, esta patologia e o desconhecimento das estratégias de intervenção utilizadas, conduziram-nos a desejar investigar mais sobre esta problemática. Verifica-se que, cada vez mais, tem sido relatado um aumento do diagnóstico desta Perturbação, e como tal, surgiu a seguinte questão: “Que estratégias de intervenção podem ser utilizadas, pelo professor, para melhorar o sucesso escolar de um aluno do 1º ciclo do Ensino Básico com PHDA?” A presente investigação desenvolveu-se com vista a dar uma resposta mais eficaz a estes alunos, de modo a que seja mais fácil estes atingirem o sucesso escolar. Em primeiro lugar foi feita uma revisão da literatura, em que a bibliografia consultada sobre a Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) permitiu identificar as principais características de comportamento, os critérios para o diagnóstico, os condicionantes biológicos, psicológicos e sociais que parecem estar na origem do mesmo, bem como as principais estratégias de intervenção a aplicar numa sala de aula. Este estudo efetuou-se segundo a metodologia da investigação qualitativa – estudo de caso, sendo a observação e as entrevistas, as técnicas escolhidas para a recolha de dados e a análise de conteúdo a técnica utilizada para a análise dos mesmos. A criança-alvo frequenta o 3º ano de escolaridade, apresenta PHDA e foram entrevistadas a sua mãe, a sua professora titular e a professora de educação especial. Pode constatar-se que existem muitas estratégias a serem utilizadas que juntamente com a medicação, quando esta é necessária, que podem auxiliar os alunos a atingirem o sucesso escolar e a minorar os efeitos que a PHDA tem nas crianças.
This research is focused on the search for intervention strategies to improve the school success of a student of the 1st Cycle of Basic Education with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Throughout my experience at the professional level, the lack of common knowledge of this pathology and the of the intervention strategies used, led me to want to investigate more about this topic. It has been observed that an increase in the diagnosis of this disorder has been reported more over the time, and as such, the following question has arisen: "What intervention strategies can be used by the teacher to improve the academic success of a 1st cycle student of Basic Education with ADHD?". This research has been developed with a view to give a more effective response to these students so that it is easier for them to achieve school success. First, we did a review of the existing literature on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), and the bibliography consulted allowed us to identify the main characteristics of behavior, the criteria for the diagnosis, the biological, psychological and social determinants that seem to be the origin of ADHD, as well as the main intervention strategies to be applied in a classroom. This study was carried out according to qualitative research methodology – case study, being observation and interviews the techniques to collect data and content analysis the technique used for the data analysis. The child of this study case has ADHD and attends the 3rd year of primary school; his mother, his teacher and the special education teacher were interviewed. It can be seen that there are many strategies to be used that together, with medication, when it’s necessary, can help students achieve school success and lessen the effects that the ADHD has on children. Keywords: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD); School Success; Intervention Strategies; Case study.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2720
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em educação especial
Aparece nas colecções:Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertacao entrega tania.pdf816.12 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.