Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2722
Título: Dados didáticos como objeto de aprendizagem na produção de narrativas com alunos deficientes visuais do 3º ao 5º ano
Autor: Barroqueiro, Márcia Elisabeth de Souza
Orientador: Afonso, Carlos
Palavras-chave: Aluno deficiente visual
Estratégia de aprendizagem
Inclusão
Jogo didático
Data: 20-Dez-2018
Resumo: Pretende-se, com esta investigação, destacar a importância de se utilizarem novas estratégias de aprendizagem, os sentidos, para a construção do conhecimento de alunos com deficiência visual. A investigação surgiu da preocupação em atender a esses alunos, documentada em vários estudos consultados. O problema da pesquisa é “Dados Didáticos contribuem como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem dos alunos com Deficiência Visual na construção de narrativas?”. Nessa perspectiva, construiu-se um objeto de aprendizagem – “Dados Didáticos” –, foi experimentado, no âmbito da pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa, com alunos do Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano, na Rede Municipal de Cubatão, São Paulo, Brasil. Para tal, contou-se com o trabalho colaborativo de uma professora de educação especial, especialista em deficiência visual. Os Dados Didáticos foram aplicados, de forma lúdica, por meio de um jogo, em salas de aula, com alunos normovisuais e com deficiência visual, tentando perceber seu contributo para a criatividade, fluência, flexibilidade, na construção de narrativas. Os resultados da investigação respondem à pergunta de partida, de acordo com as respostas das professoras participantes, os Dados Didáticos contribuem como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem de todos os alunos, em especial alunos com DV, num momento lúdico e descontraído, na construção de narrativas em um trabalho cooperativo, fortalecendo assim a inclusão entre os alunos, apresentaram suas histórias ricas e criativas. Este momento foi importante para os alunos normovisuais, por aprenderem como os alunos com DV apropriam-se do conhecimento, através de um importante canal sensorial, o tato.
With this research, we intend to highlight the importance of using new learning strategies, the senses, for the construction of knowledge of students with visual impairment. The research emerged from the concern to attend these students, documented in several studies consulted. The research problem is "Didactic Data contribute as a strategy to stimulate and improve the learning of students with Visual Impairment in the construction of narratives?". In this perspective, a learning object - "Didactic Data" - was constructed, in the scope of the qualitative and quantitative exploratory research, with Elementary School students I - 3rd to 5th year, in the Municipal Network of Cubatão, São Paulo, Brazil. For that, we counted on the collaborative work of a special education teacher, a specialist in visual impairment. The didactic data were applied, in a playful way, in a classroom, with normal and visually impaired students, trying to perceive their contribution to creativity, fluency, and flexibility in the construction of narratives. The results of the research respond to the question of departure, according to the answers of the participating teachers, the Didactic Data contribute as a strategy to stimulate and improve the learning of all students, especially students with DV, in a playful and relaxed moment, in the construction of narratives in a cooperative work, thus strengthening the inclusion among the students, presented their rich and creative histories. This moment was important for the normovisual students, for learning how the students with DV appropriate of the knowledge, through an important sensorial channel, the touch. Keywords: Learning strategy; game; narratives; object of learning; visually impaired student.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2722
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial
Aparece nas colecções:Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.