Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2724
Title: Religar – Comunicações móveis, pais e escola: A contribuição das comunicações móveis na relação entre pais e escola
Authors: Sousa, Pedro Manuel Martins Azevedo de
Orientador: Trevisan, Gabriela
Medeiros, Paula
Keywords: Envolvimento parental
Relação escola - famílias
Encarregados de educação
Redes sociais
Comunicações móveis
Issue Date: 20-Dec-2018
Abstract: O presente trabalho é de natureza exploratória e partiu da seguinte questão: Novos meios e conteúdos comunicacionais serão capazes de promover a aproximação dos encarregados de educação ao percurso escolar dos seus educandos? O trabalho focou-se nos conteúdos assentes em plataformas digitais móveis. Partindo de McLuhan (1964) para o enquadramento do deslumbre como descritor da apetência pela tecnologia, de Lin (2008) sobre o conceito de capital social e de Castells (1999) sobre os impactos da internet na sociedade e nas formas de socialização, procurou-se delinear, implementar, analisar e avaliar um instrumento comunicacional entre professores e encarregados de educação. Instrumento esse que, partindo dos entraves à participação das famílias na vida escolar, como referidos por Marques (S/D), seja promotor de aproximação entre professores e encarregados de educação e assente exclusivamente nas redes sociais Facebook e Facebook Messenger. A pesquisa empírica foi realizada na Escola A, no decurso do 3º período do ano Letivo de 2017/18, junto de duas turmas do 5º Ano do 2º CEB, apresenta-se como o início de um projeto de Intervenção Comunitária na área da relação Escola/Família, segundo a lógica de estudo de caso. Foi realizado com recursos a metodologias de análise mistas para um entendimento tão completo da realidade estudada quanto possível, tendo para tal recorrido a questionários e entrevistas aos professores e encarregados de educação participantes. Complementarmente, foi acompanhado e analisado o rol das interações registadas nos murais de dois grupos de Facebook, bem como as mensagens ponto-aponto havidas entre os participantes. De forma sucinta, os resultados alcançados permitem afirmar com segurança que, para a população em análise, o instrumento criado atingiu os objetivos propostos. Foram registadas diversas interações públicas e ponto-a-ponto e feitas apropriações da ferramenta para usos inicialmente não previstos pelo investigador. O projeto foi promotor de aproximação entre professores e encarregados de educação. Numa visão de continuidade, o projeto procura pistas para a viabilidade de uma futura utilização massiva de tecnologias móveis e das redes sociais na comunicação Escola/Família, constituindo-se como o meio a que professores, encarregados de educação e escola recorrem primeiramente para comunicar.
The present work is exploratory in nature and based on the following question: Will new communication media and contents be able to promote the approximation of parents to their children's school progress? The work focused on content based on mobile platforms. Taking contributes from McLuhan (1964) on the wonder caused by technology, Lin (2008) on the concept of social capital and Castells (1999) on the impacts of the Internet in society and in the forms of socialization, the project tried to delineate, implement, analyse and evaluate a communicational instrument between teachers and parents. An instrument that, starting from the obstacles to the participation of families in school life, as mentioned by Marques (N/D), is a promoter of rapprochement between teachers and parents and relies exclusively on Facebook and Facebook Messenger social networks. The empirical research was carried out in School A, during the 3rd period of the academic year 2017/18, together with two classes of the 5th grade, and is presented as the beginning of a project of Community Intervention in the area of the School / Family relation, according to the logic of case study. It was carried using mix analysis methodologies for a most complete understanding of the studied reality as possible, having for this purpose questionnaires and interviews with the participating teachers and parents. In addition, the list of interactions recorded on the murals of two Facebook groups was monitored and analysed, as well as the peer-to-peer messages among the participants. Briefly, the results achieved allow us to assert with confidence that the instrument, for the studied population, has reached the proposed objectives. Several public and peerto-peer interactions were recorded and appropriations of the tool were made for uses initially not intended by the researcher. The project was a promoter of rapprochement between teachers and parents. In a vision of continuity, the project looks for clues to the massive use of mobile technologies and social networks in the School / Family communication, turning it into the medium to which teachers first turn to communicate with parents.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2724
Appears in Collections:Intervenção Comunitária



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