Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorFreitas, Filipa Monteiro de-
dc.contributor.authorCastro, Teresa-
dc.date.accessioned2019-01-07T17:32:26Z-
dc.date.available2019-01-07T17:32:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGonçalves, D., Freitas, F. & Castro, T. (2018).Das perceções à intervenção educativa: estratégias neurodidáticas na formação inicial de professores. In III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 442-449). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-241-5. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/17381pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-241-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2726-
dc.description.abstractAs investigações recentes da neuroeducação têm evidenciado resultados positivos e benéficos relativamente ao processo de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito aos alunos com dificuldades e/ou com baixo rendimento escolar, apesar desta área não apresentar uma nova pedagogia; ao invés, a neuroeducação ajuda a fundamentar a prática pedagógica, para além de se apresentar como uma perspetiva orientadora na intervenção educativa, demonstrando que existem estratégias de ensino que respeitam a forma como o cérebro aprende ou como as redes de construção de conhecimento são estabelecidas. Neste âmbito, consideramos que a formação inicial de professores é uma etapa importante, na qual a criticidade inerente ao processo de construção do conhecimento profissional – nos domínios do conhecimento, da essência e da ação – se deverá assumir como eixo central na apropriação do seu exercício profissional. Sem deixar de admitir que há, neste processo, numerosos constrangimentos de diversas origens (desde logo, a estrutura rígida dos planos de estudo da formação de professores), afigurasse-nos fundamental apresentar as perceções dos futuros docentes que frequentam cursos de habilitação para a docência numa instituição de ensino superior acerca do contributo da neuroeducação no processo de aprendizagem dos alunos, bem como na (re)configuração do processo de ensino. Neste contexto, foi aplicado um inquérito por questionário a 41 estudantes - em formação inicial de professores, em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e/ou 2.º Ciclo do Ensino Básico – com os seguintes objetivos específicos: conhecer a perceção dos futuros professores quanto às contribuições da neuroeducação nos processos de ensino-aprendizagem; equacionar as possibilidades de concretização de uma pedagogia diferenciada/diversificada a partir do conhecimento da neuroeducação; apresentar estratégias neurodidáticas utilizadas em contexto de sala de aula. Os dados recolhidos permitiram efetuar uma análise descritiva e inferencial, facilitando o desenho de uma proposta de intervenção educativa consentânea com a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, tendo em conta as suas facilidades/dificuldades na disciplina de História e Geografia de Portugal do 5.º ano de escolaridade. Apresentar-se-ão as vantagens e as limitações desta estratégia de ensino a partir das reflexões sobre a prática pedagógica das estudantes em formação e da avaliação realizada pelos seus alunos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNeuroeducaçãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_PT
dc.titleDas perceções à intervenção educativa : estratégias neurodidáticas na formação inicial de professorespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage606pt_PT
degois.publication.lastPage613pt_PT
degois.publication.locationBragançapt_PT
degois.publication.titleIII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/17381pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
incte18 442-449DanielaG.pdf246.5 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.