Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.date.accessioned2019-01-14T10:58:46Z-
dc.date.available2019-01-14T10:58:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNogueira, I.C., Gonçalves, D., Quinta e Costa, M. & Monteiro, I.(2018). Estratégias de ensino e/para aprendizagens empreendedoras – Mantle of the Expert. In I Seminário Internacional Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos, (pp. 434-444). ISBN 978-989-8471-32-1. Disponível em https://www.fpce.up.pt/1cafte/assets/Ebook_CAFTe2018.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-32-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2734-
dc.description.abstractEntendemos fundamental que a escola de hoje favoreça em todos os níveis e ciclos de ensino uma cultura promotora de atitudes, capacidades e valores que fomente uma postura empreendedora: criatividade, inovação, planificação, compromisso, liderança, trabalho colaborativo, persuasão, resiliência e curiosidade são algumas características reveladoras de um pensamento e uma ação, essenciais à resolução de problemas da vida real. Partindo da explicitação de um contexto realista e verosímil que é experienciado através do jogo dramático, a estratégia Mantle of the Expert visa o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Cumprindo um desenvolvimento curricular previamente estabelecido, a aprendizagem vai acontecendo à medida que os alunos, respondendo a questões e interpelações de um professor orientador e provocador, vão apresentando soluções coletivas, de forma progressivamente mais autónoma e empreendedora. Atribuindo responsabilidade aos alunos a partir de um propósito real, esta estratégia propicia a aprendizagem conjunta de forma interativa, proativa e reativa, e traduz um compromisso com a sua própria aprendizagem, uma valorização do trabalho em equipa e uma melhoria de competências de comunicação, numa promoção do pensamento crítico e da capacidade de tomada de decisões, permitindo que, num cenário multifacetado, os alunos aprendam a decidir, decidindo. Com este artigo e no âmbito do desenvolvimento de um projeto de investigação internacional, propomos descrever uma experiência formativa desenvolvida com a estratégia Mantle of the Expert numa oficina de formação em que participaram 18 docentes (educadoras de infância e professoras do 1.º CEB). Tanto as propostas pedagógicas concebidas pelas docentes, a partir de e para os seus reais contextos profissionais, como os recursos por elas desenvolvidos, evidenciaram apropriação dos fundamentos desta (até então desconhecida) estratégia – abordagem curricular interdisciplinar, orientada para a resolução de problemas e suportada em episódios de jogo dramático; as propostas operacionalizadas com os alunos, em contexto de sala de aula, conciliaram aprendizagens, concetual e procedimental, trabalho cooperativo, atividades de pesquisa e promoção de capacidades de decisão. As narrativas profissionais, elaboradas individualmente pelas docentes, revelaram o desenvolvimento profissional e pessoal experimentados por estas docentes, emergente da reflexão sobre as suas habituais práticas pedagógicas e, por consequência, sobre os princípios concetuais que as enformam. Palavras-chave: Educar para a decisão; Mantle of the Expert; estratégias de ensino; formação de professorespt_PT
dc.description.abstractWe believe that it is fundamental that today's school foments at all levels and cycles of education a culture that promotes attitudes, capacities and values that fosters an entrepreneurial attitude: creativity, innovation, planning, commitment, leadership, collaborative work, persuasion, resilience and curiosity, some revealing characteristics of a thought and an action, essential to the resolution of real-life problems. Based on the explanation of a realistic and credible context that is experienced through dramatic play, the Mantle of the Expert strategy aims to enhance problem-solving skills. Fulfilling a previously established curriculum, learning occurs as students, responding to questions and interpellations of a mentoring and provocative teacher, present collective solutions, in a progressively more autonomous and entrepreneurial way. Assigning responsibility to students from a real purpose, this strategy fosters joint learning in an interactive, proactive and reactive way, in a commitment to their own learning, to improve teamwork and communication skills, in a promotion of critical thinking and decision-making abilities, allowing students to learn how to decide while deciding, in a multifaceted scenery. With this article and in the scope of an international research project, we propose to describe a formative experience developed with the Mantle of the Expert strategy in a CPD workshop with 18 teachers (kindergarten teachers and 1st Cycle of Primary School teachers). Both the pedagogical proposals conceived by the teachers, from and to their real professional contexts, and the resources developed by them, have evidenced the appropriation of the fundamentals of this (hitherto unknown) strategy – an interdisciplinary curriculum approach, oriented towards problem solving and supported in dramatic play episodes; the proposals operationalized by these teachers with their students in classroom gathered conceptual and procedural learning, cooperative work, research activities and promotion of decision-making abilities. The individual professional narratives revealed the professional and personal development experienced by these teachers, emerged from their reflection about their own pedagogical practices and, thus, on the conceptual principles that guide them. Keywords: Educate for decision; Mantle of the Expert; teaching strategies; teacher training.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)pt_PT
dc.subjectMantle of the Expert-
dc.subjectEstratégia de ensino-aprendizagem-
dc.subjectPensamento crítico-
dc.subjectFormação de professores-
dc.titleEstratégias de ensino e/para aprendizagens empreendedoras – Mantle of the Expertpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage434pt_PT
degois.publication.lastPage444pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleCurrículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos. I Seminário Internacional CAFTept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/1cafte/assets/Ebook_CAFTe2018.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook_CAFTe2018Estrategias.pdf161.58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.