Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2019-01-28T09:16:25Z-
dc.date.available2019-01-28T09:16:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2018). A Ilustração Atual para uma consciência social na Educação Pré-escolar. Diálogos com a Arte: revista de arte, cultura e educação, 8(18).pt_PT
dc.identifier.issn2183-1726-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2740-
dc.description.abstractA ilustração atual desempenha hoje um papel de relevância como elemento facilitador da compreensão da realidade em que nos inserimos. A sua área de atuação recai na atividade artística, como meio de conhecimento e espelho cultural da humanidade. Este artigo configura-se como a síntese de um projeto levado a cabo na Educação Pré-escolar, onde a ilustração atual foi utilizada para problematizar questões orientadas para uma consciência social das crianças. Privilegiou-se uma investigação interpretativa e adotou-se uma metodologia de estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados passaram pela observação direta das atividades realizadas pelas crianças e por narrativas solicitadas aos educadores. Os objetivos que presidiram a esta investigação foram os seguintes: i) perceber a importância da ilustração atual para a consciência social, colocando as crianças no epicentro de uma educação transformadora; ii) compreender de que forma as crianças se posicionam face aos problemas que afetam a sociedade em que vivem. Como resultado testemunhamos um protagonismo da ilustração atual como recurso educativo, evidenciando pontos de contacto com a sociedade e os seus problemas. Por outro lado, percebemos que as crianças conseguem apropriar-se de problemáticas relacionadas com o mundo onde se encontram inseridas, posicionando-se e expressando-se criativamente, propondo soluções para debelar as situações de exclusão social. Em síntese, reconhecemos o impacto positivo da ilustração atual para uma consciência social, a promoção de uma cidadania ativa e a construção de sociedades democráticas. Palavras-chave: ilustração atual, educação pré-escolar, consciência socialpt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The actual illustration plays a relevant role today as a facilitator of the understanding of the reality in which we are inserted. Its area of activity relies on artistic activity, as a means of knowledge and cultural mirror of humanity. This article is the synthesis of a project carried out in Pre-school Education, where the actual illustration was used to problematize questions oriented towards a social conscience of the children. An interpretative investigation was privileged and a methodology of case study was adopted. The data collection instruments came from the direct observation of the activities carried out by the children and by narratives requested from the educators. The objectives that led to this research were: i) to perceive the importance of the current illustration for the social conscience, placing children at the epicenter of a transformative education; ii) understand how children stand in the face of problems affecting the society in which they live. As a result, we witnessed a prominence of the actual illustration as an educational resource, highlighting points of contact with society and its problems. On the other hand, we perceive that children are able to appropriate problems related to the world where they are inserted, positioning and expressing themselves creatively, proposing solutions to overcome situations of social exclusion. In short, we recognize the positive impact of the actual illustration on social awareness, the promotion of active citizenship and the building of democratic societies. Keywords: actual illustration, preschool education, social awarenesspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viana do Castelo . Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pela artept_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectIlustração -- recurso educativopt_PT
dc.subjectPromoção da cidadaniapt_PT
dc.titleA Ilustração Atual para uma consciência social na Educação Pré-escolarpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage142pt_PT
degois.publication.lastPage153pt_PT
degois.publication.locationViana do Castelopt_PT
degois.publication.titleDiálogos com a Arte: revista de arte, cultura e educaçãopt_PT
degois.publication.volume8(18)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/26646/1/6d6107_cd65d4481d884c3a9499a44791d84eac-144-155.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AIlustracaoAtual.pdf388.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.