Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trevisan, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Natália | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T09:35:20Z | - |
dc.date.available | 2019-02-12T09:35:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Trevisan, G. & Fernandes, N. (2018). Cidadania ativa na infância : roteiros metodológicos. In Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescência (pp. 121-139). Picornell Lucas. - João Pessoa – PB : Editora da UFPB (Universidade Federal da Paraíba. ISBN 978-85-237-1332-4. Disponível em https://redidinfancia.files.wordpress.com/2019/02/2019-ufpb-e-book.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-237-1332-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2741 | - |
dc.description.abstract | Desde há cerca de três décadas que os discursos produzidos sobre a infância e as crianças têm vindo a ser fortalecidos no sentido de afirmar a ideia de que as crianças são cidadãos e sujeitos ativos de direitos. Este percurso, sustentado formalmente a partir de 1989 com a promulgação da Convenção sobre os Direitos da Criança (ONU), e fortalecido posteriormente com outros mecanismos formais, como é o caso do Comentário Geral nº 12, de 2009, do Comité dos Direitos da Criança e da Recomendação do Conselho de Ministros da União Europeia, em 2012, foi acompanhado, em termos teóricos, por um significativo movimento de autores que, sobretudo a partir da área dos Estudos da Criança, têm vindo a defender outras possibilidades de entender as crianças e a infância. Este movimento teórico tem trazido para a discussão os conceitos de participação e de cidadania das crianças, elementos fundacionais da imagem renovada da criança enquanto sujeito ativo de direitos e enquanto cidadão. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Editora da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Sociologia da infância | pt_PT |
dc.subject | Direitos das crianças | pt_PT |
dc.subject | Promoção da cidadania | pt_PT |
dc.title | Cidadania ativa na infância : roteiros metodológicos | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 121 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 139 | pt_PT |
degois.publication.location | João Pessoa – PB (Brasil) | pt_PT |
degois.publication.title | Experiencias mundiales de ciudadanía de la infancia y adolescência | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://redidinfancia.files.wordpress.com/2019/02/2019-ufpb-e-book.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CIDADANIA ATIVA NA INFÂNCIA.pdf | 295.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.