Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Brigite-
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Pinto da-
dc.date.accessioned2019-03-21T10:59:02Z-
dc.date.available2019-03-21T10:59:02Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.date.submitted2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2750-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A sua principal intencionalidade é compreender quais as aprendizagens que a construção dos portefólios pode promover às crianças. Desta forma, ao longo deste percurso procurou-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Que aprendizagens a construção dos portefólios pode proporcionar às crianças?”. Os principais objetivos deste trabalho incidiram, assim, em entender o que é um portefólio, em especificar as características do processo de construção de um portefólio, em compreender o papel da criança e do educador no processo de elaboração de um portefólio, e, por fim, em perceber quais as aprendizagens que podem ser promovidas no processo de elaboração dos portefólios. Assim sendo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, entrevistas a três educadoras de infância e a vinte e seis crianças da sala dos cinco anos e, por fim, um inquérito por questionário a educadoras de infância e a estagiárias finalistas desta área.Palavras-Chave: portefólios; promoção; crianças; educador de infância; participação; aprendizagem; educação pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the MSc in Pre-School Education. Its main intention is to understand how learning the construction of portfolios can develop children. Thus, along this route, the goal was to answer the following question: "What type of learning does the construction of portfolios give to children?". The main objectives of this work were therefore to understand what a portfolio is, to specify the characteristics of the process of building a portfolio, to understand the role of the child and the educator in the process of drawing up a portfolio, and finally, in understanding which skills can be promoted in the process of elaborating portfolios. In this context, a bibliographic survey was conducted, as well as interviews with three kindergarten teachers and twenty-six children of the five-year-old classroom, and, finally a questionnaire survey of pre-school educators and finalist interns in this field. Keywords: portfolios; promotion; children; childhood educator; participation; learning; pre-school education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectPortefóliospt_PT
dc.subjectPromoção da aprendizagempt_PT
dc.titleOs portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagempt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de investigação apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid202200965pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório de estágio- final.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.