Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2764
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dc.contributor.authorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira-
dc.date.accessioned2019-04-30T14:54:11Z-
dc.date.available2019-04-30T14:54:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGonçalves, D. & Silva, C. V. (2019. Prática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigação. In: CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 200-206). Braga : Universidade do Minho, 2019. ISBN 978-989-20-9477-9. Disponível em http://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-9477-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2764-
dc.description.abstractNo contexto da formação inicial de professores, novos normativos vieram regulamentar a distribuição da formação por componentes com intencionalidades distintas, apesar de complementares. Essa regulamentação implicou uma (re)organização da prática de ensino supervisionada (PES) que, até então, contemplava assinalável heterogeneidade. A organização curricular de um plano de estudos deve visar o desenvolvimento profissional dos futuros professores, indissociável da promoção de uma atitude crítica e reflexiva. Em termos organizativos, importa assegurar a consolidação das relações entre instituições de formação e escolas cooperantes, bem como a estabilidade e qualificação dos orientadores cooperantes. Tendo em conta estes pressupostos, apresentamos o modo como a ESEPF organizou a PES nos mestrados de formação de professores de habilitação para a docência, desde o seu desenho até à avaliação. A elaboração do relatório de estágio e o seu culminar no ato de defesa pública tem um papel central inegável, dado que permite materializar a “articulação de saberes” (Alarcão et al., 1997) que se espera de um profissional no final de um percurso neste segundo ciclo de formação e investigação. Centrar-nos-emos, nesta proposta, no modo como tem sido possível articular o processo formativo (experienciado no estágio) com o percurso investigativo (relatório de estágio) no âmbito dos diferentes semestres.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectSupervisão de professorespt_PT
dc.subjectEstágio supervisionadopt_PT
dc.subjectInvestigação em educação -- prática pedagógicapt_PT
dc.titlePrática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigaçãopt_PT
dc.typebookPartpt_PT
degois.publication.firstPage200pt_PT
degois.publication.lastPage206pt_PT
degois.publication.locationBragapt_PT
degois.publication.titleLivro de atas do CNaPPES 2018 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/cnappes-2018/files/2019/04/LIVRO-ATAS-CNAPPES-2018_FINAL.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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