Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSamagaio, Florbela-
dc.date.accessioned2019-06-04T08:39:01Z-
dc.date.available2019-06-04T08:39:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSamagaio, F. (mai-ago, 2019). A educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantes.Laplage em Revista (Sorocaba), 5 (2), 21-35. Disponível em http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/660/926pt_PT
dc.identifier.issn2446-6220-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2766-
dc.description.abstractConsiderando as transformações sociais ocorridas no século XIX, este artigo propõe um olhar cruzado entre a Pedagogia Social e a Sociologia na construção do conhecimento sobre a intervenção socioeducativa, cujo domínio de atuação tem vindo a ganhar terreno enquanto prática de trabalho social nos últimos anos em Portugal. Neste sentido, o artigo procura apresentar a Educação Social como uma prática de trabalho única e original, partindo das problemáticas sociais singulares, conjugando as perspetivas social e educativa num olhar diferenciador face às mesmas. Procura-se salientar a potencialidade da Educação Não Formal na conceção de políticas educacionais inovadoras na medida em que se ajustam às exigências sentidas no (i)mediato no contexto das realidades sociais. Destaca-se fundamentalmente o caráter dinâmico inerente à prática socioeducativa para o qual se convoca a noção de trajetória de mudança ao serviço dos indivíduos e das comunidadespt_PT
dc.description.abstractConsidering the social transformations that took place in the 19th century, this article proposes a cross -view between Social Pedagogy and Sociology in the construction of knowledge about socio -educational intervention, whose domain of practice has gained ground as a social work practice in recent years in Portugal.In this sense, the article seeks to present Social Education as a unique and original work practice, starting from the singular social problems, combining the social and educational perspectives in a differentiating view of them. It is sought to highlight the potential of Non-formal Education in the design of innovative educational policies insofar as they fit the requirements felt in (i) mediate in the context of social realities. The dynamic character inherent in the socio-educational practice is fundamentally emphasized, which calls for the notion of trajectory of change at service for individuals and communitiespt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectIntervenção socioeducativapt_PT
dc.subjectTrabalho socialpt_PT
dc.subjectEducação Não Formalpt_PT
dc.subjectProjetos sociaispt_PT
dc.titleA educação social ao serviço das trajetórias dos indivíduos e das comunidades: práticas educacionais e desafios constantespt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage21pt_PT
degois.publication.lastPage35pt_PT
degois.publication.titleLaplage em Revista (Sorocaba)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/660/926pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24115/S2446-6220201952660pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_educacao_social_ao_servico_das_trajetorias_dos_i.pdf527.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.