Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Isabel Vilas Boas-
dc.contributor.authorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorTrevisan, Gabriela-
dc.date.accessioned2019-07-03T10:36:20Z-
dc.date.available2019-07-03T10:36:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCarneiro, I., Neves, I. & Trevisan, G. (2019). O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal. Liberato, 20 (33). Disponível em http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/584/pdfpt_PT
dc.identifier.issn2178-8820-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2767-
dc.description.abstractEsta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicas -- Ensino básico (1º/2º ciclos)pt_PT
dc.subjectAlunos -- contexto socioculturalpt_PT
dc.subjectEducação intercultural -- ensino básico (1º/2º ciclos)pt_PT
dc.titleO contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugalpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage7pt_PT
degois.publication.lastPage16pt_PT
degois.publication.locationNovo Hamburgo - RSpt_PT
degois.publication.titleDOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07pt_PT
degois.publication.volumev.20,n.º33pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/584/pdfpt_PT
dc.identifier.doiDOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
584-1375-1-PB.pdf510.01 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.