Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Isabel Vilas Boas | - |
dc.contributor.author | Neves, Ivone | - |
dc.contributor.author | Trevisan, Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T10:36:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-03T10:36:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Carneiro, I., Neves, I. & Trevisan, G. (2019). O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal. Liberato, 20 (33). Disponível em http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/584/pdf | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2178-8820 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2767 | - |
dc.description.abstract | Esta investigação é parte do estágio profissionalizante do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. O trabalho tem como propósito abordar a relação existente entre o contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas mobilizadas pelos professores, bem como analisar de que modo a formação de professores permite o desenvolvimento de um perfil docente capaz de promover a educação intercultural. Para tal, metodologia mista foi contemplada como a mais indicada para recolher, analisar e apresentar os dados empíricos essenciais e, desse modo, aprofundar os objetivos estabelecidos e delinear algumas respostas aos dilemas subjacentes à temática. Os resultados obtidos permitem constatar a dificuldade que as professoras sentem em adaptar os conteúdos programáticos e as metas de aprendizagem aos interesses dos diferentes alunos e turmas. Ambas as professoras consideram importante estabelecer uma relação estreita entre a escola e o contexto dos alunos, porém argumentam que os programas disciplinares em Portugal são extensos, têm demasiado números de alunos por turma, e o tempo disponível não é suficiente para realizarem um trabalho mais individualizado. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas -- Ensino básico (1º/2º ciclos) | pt_PT |
dc.subject | Alunos -- contexto sociocultural | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural -- ensino básico (1º/2º ciclos) | pt_PT |
dc.title | O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 7 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 16 | pt_PT |
degois.publication.location | Novo Hamburgo - RS | pt_PT |
degois.publication.title | DOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07 | pt_PT |
degois.publication.volume | v.20,n.º33 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/584/pdf | pt_PT |
dc.identifier.doi | DOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
584-1375-1-PB.pdf | 510.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.