Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2770
Title: Ensinar bem, aprender melhor: representações sobre o sucesso educativo
Authors: Ribeiro, Ana Sofia Martins
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Sucesso educativo - estratégias promotoras
Issue Date: 12-Jul-2019
Abstract: A grande finalidade do presente relatório de estágio prende-se com um processo de investigação/formação que temos vindo a desenvolver, no âmbito da prática de ensino supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino/aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino privada situada na zona metropolitana da cidade do Porto e com uma filosofia educacional do tipo Kaospilot. Todo o trabalho realizado foi enquadrado por uma abordagem qualitativa e interpretativa, com os dados a serem recolhidos através de análise documental, do inquérito por entrevista - grupo de docentes e à diretora da instituição de ensino - e do focus group - aplicados aos alunos, e analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Atendendo a este enquadramento, apresentar-se-á este estudo exploratório sobre as representações de docentes e discentes sobre o que é um bom ensino e uma boa aprendizagem, destacando as representações de todos os participantes sobre estratégias promotoras de sucesso educativo, tendo em conta grandes categorias definidas. Os resultados apontam para um grande alinhamento entre a equipa docente e as considerações proferidas pelos alunos.
The main goal of this report is to become a process of investigation/formation in which we´ve been developing, in the ambit of the supervised Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, about the process of the teaching/learning promo of educational success in a private teaching institute located on the metropolitan zone of Oporto with an education philosophy like Kaospilot. All the work made was framed by an interpretive and qualitative approach, with the data being collected through documental analysis, of the inquiry by interview - group of teachers and the director of the educational institute - and of the focus group- applied to students, and analyzed using the technique of content analysis. Attending to this framework, will be presented this exploratory study about representations of teachers and students about what is good teaching and good learning, giving prominence to the representation of all the participants about their strategic promos of educational success, taking into account large defined categories. The results point to on big alignment between the teacher's team and the uttered considerations by the students.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2770
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE_FINALL.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.