Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2772
Título: Neuroeducação e flexibilidade curricular: Definição de estratégias e modos de trabalho pedagógico
Autor: Almeida, Ana Catarina Moreira de
Orientador: Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)
Neuroeducação
Ensino básico (1º ciclo)
Data: 12-Jul-2019
Resumo: Com as várias mudanças que o ensino vai sofrendo, é crucial que as mesmas sejam analisadas, refletidas e postas em prática. Os avanços e os novos conhecimentos que as neurociências nos concedem e a simbiose estabelecida com a neuroeducação, permite-nos promover práticas pedagógicas e mobilizar estratégias neurodidáticas que respeitam o modo como os alunos aprendem. Além disso, o Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular surge-nos, atualmente, como uma proposta para gerirmos o currículo e proporcionarmos atividades diversificadas, centradas no aluno e nas suas capacidades, cujo foco principal é contribuir para o sucesso da sua aprendizagem e para a diminuição do abandono escolar. O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma composta por 18 alunos do 4ºano de escolaridade durante o ano letivo de 2018/2019, numa instituição de ensino privada da cidade do Porto. O nosso objetivo é compreender de que forma é que a relação entre as estratégias neurodidáticas e o Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular influenciam a aprendizagem e a motivação dos alunos. Para atingir este objetivo foram desenhadas e planificadas um conjunto de intervenções educativas. Os registos dos resultados obtidos – preenchimento de uma grelha de avaliação para cada uma das estratégias, comentários dos alunos e do professor titular – comprovam que as estratégias utilizadas contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento de uma forma integral e integrada, estimulando a atenção, a motivação e a participação das crianças. Palavras-Chave: neuroeducação; neurociências; Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular; estratégias neurodidáticas; Contexto de 1ºCiclo do Ensino Básico.
With the various changes that teaching is undergoing, it is crucial that they are analyzed, reflected and put into practice. The advances and the new knowledge that the neurosciences grant us and the established symbiosis with neuroeducation allow us to promote pedagogical practices and to mobilize neurodidathic strategies that respect the way students learn. In addition, the Curriculum Autonomy and Flexibility Program, currently, appears as a proposal to manage the curriculum and to provide diversified activities, centered on the student and their abilities, whose main focus is to contribute to the success of their learning and to the reduction of school dropout. This report is based on the educational intervention resulting from supervised teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education, with a group consisting of 18 students from the 4th year of schooling during the academic year 2018/2019, in a private educational institution of the city of Porto. Our goal is to understand how the relationship between neurodidactic strategies and the Program of Autonomy and Curriculum Flexibility influences students learning and motivation. To achieve this goal, a set of educational interventions were designed and planned. The recording of the results obtained - completing an evaluation grid for each one of the strategies, the comments of the students and the head professor - show that the strategies used contribute positively to the academic performance of the students and potentiate their development in an integral and integrated way, stimulating the attention, the motivation and the participation of the children. Keywords: neuroeducation; neurosciences; Program of Autonomy and Curricular Flexibility; neurodidathic strategies; Context of 1st Cycle of Basic Education
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2772
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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