Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2773
Title: Scratch Jr e a matemática no pré-escolar – programar para aprender
Authors: Soares, Ana Filipa Henriques
Orientador: Ramalho, Rui
Keywords: Matemática
Pensamento computacional
Software educativo - Scratch Jr.
Educação Pré-escolar
Issue Date: 28-Jun-2019
Abstract: Em Portugal, a utilização das tecnologias na educação ainda é precoce, principalmente no domínio da Matemática, no entanto têm se feito avanços, revolucionando softwares educativos que ajudam as crianças a serem mais reflexivas e a terem aprendizagens mais significativas. Deste modo, pretendeu-se estudar o impacto da utilização da linguagem de programação, Scratch Jr, de forma a perceber quais as potencialidades da mesma no domínio da Matemática no âmbito do Pré-Escolar (PE). O foco desta investigação assumiu uma abordagem qualitativa, e para a recolha de dados, o uso de notas de campo possibilitou aferir os conhecimentos adquiridas pelas crianças, e a elaboração de um inquérito por entrevista, permitiu uma análise de conteúdo da opinião das educadoras. Estes dois instrumentos contribuíram para que os dados recolhidos fossem bastante descritivos. A investigação envolveu uma turma de 21 crianças, do PE, de uma escola pública do distrito do Porto. Previamente foi instalada a aplicação e, de forma livre, todos exploraram os blocos, acompanhando as explicações. De seguida, foram distribuídas as atividades a realizar, onde as crianças expuseram oralmente as suas conclusões, aprimorando a linguagem Matemática. A manipulação da ferramenta educativa, Scratch Jr, permitiu uma melhor compreensão dos conteúdos, intensificando o pensamento computacional. As crianças experimentaram, exploraram, realizaram de forma positiva as atividades propostas e ainda formularam hipóteses para corrigir os erros. Palavras - chave: Matemática, Pré-Escolar, programação, Scratch Jr, pensamento computacional.
In Portugal, the use of technology in education is still precocious, mainly in the field of Mathematics, however, advances have been made, revolutionizing educational software that helps children to be more reflective and to have more meaningful learning. In this way, we intend to study the impact of the use of the programming language, Scratch Jr, in order to perceive the potentialities of the same in the field of Mathematics within the scope of the Pre-School (PE). The focus of this research was a qualitative approach, and for the data collection, the use of field notes made it possible to gauge the knowledge acquired by the children, and the elaboration of an interview survey allowed an analysis of the content of educators' opinions. These two instruments contributed to making the data collected very descriptive. The research involved a group of 21 children, from the PE, from a public school in the district of Porto. Previously the application was installed and, in a free way, all explored the blocks, accompanying the explanations. Afterwards, the activities to be carried out were distributed, where the children orally presented their conclusions, improving the mathematical language. The manipulation of the educational tool, Scratch Jr, allowed a better understanding of the contents, intensifying the computational thinking. The children experienced, explored, positively performed the proposed activities and even formulated hypotheses to correct the errors. Key words: Mathematics, Preschool, programming, Scratch Jr, computational thinking
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2773
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_Ana_Soares.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.