Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2779
Title: A relação escola–famílias num contexto de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: impacto no desenvolvimento global da criança
Authors: Muge, Carlota Azevedo
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Envolvimento parental
Desenvolvimento da criança
Issue Date: 22-Jul-2019
Abstract: O presente relatório foi realizado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática da relação escola-famílias tem sido o enfoque de muitos investigadores, uma vez que se tem verificado que ainda há muitos obstáculos a ultrapassar para potenciar esta relação, mesmo quando existem estudos que comprovam que a participação das famílias na vida escolar do seu filho é totalmente benéfica para o seu desenvolvimento e para a aquisição de novas aprendizagens. Neste sentido, o presente relatório apresenta a seguinte pergunta de partida: De que forma o envolvimento das famílias na vida escolar da criança contribui para o desenvolvimento global da mesma? Assim sendo, foi realizada um estudo empírico, sustentado na investigação-ação onde foram mobilizadas técnicas e instrumentos metodológicos com intuito de proceder à recolha de dados, designadamente, observação participante, entrevistas aos profissionais de educação, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e análise documental. Através dos dados obtidos, foi possível reconhecer que se estreitou a parceria escola-famílias, bem como, a influência dos diversos contextos sociais das famílias no grau de envolvimento na escola. Foi ainda possível percecionar que os profissionais de educação, educador de infância e professor de 1ºciclo (1ºCEB) envolvidos nesta pesquisa, reconhecem que o envolvimento das famílias potencia o sucesso educativo da criança. Este estudo veio reiterar a ideia de que o envolvimento das famílias na vida escolar dos filhos influencia, de forma positiva, o desenvolvimento das crianças, através do estímulo e apoio para a aquisição de novas aprendizagens
This report was performed under the Master’s Degree in Pre-School and Primary School Education. The topic of school-family relationship has been the focus of many researchers, as there are still many barriers regarding it, even when there are studies that prove that the participation of families in their children’s school life is wholly beneficial to their development and to learn something new. In this regard, and as a starting point, this report raises the following question: “How does the involvement of families in children’s school life contribute to their global development?”. Therefore, an investigation was carried out, and methodological tools were used with the purpose of collecting data. Effectively, such data collection tools include participant observation, interviews to education professionals, surveys to guardians and document analysis. Through the obtained data, it was possible to recognize that the school-family partnership was narrowed, as well as the influence of the diverse social contexts of the families in the degree of involvement in the school. It was also possible to perceive that education professionals, childhood educators and 1st cycle teachers involved in this research recognize that the involvement of families enhances the educational success of the child. This study reiterated the idea that the involvement of families in children's school life positively influences the development of children through the stimulation and support to acquire new learning. Keywords: Involvement; Participation; Families; Child Development
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2779
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlota Muge_VERSÃO FINAL.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.