Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2784
Title: Educação Inclusiva: respostas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Laima, Lícia Mafalda Santos
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Inclusão
Perturbação espetro do autismo
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Escola inclusiva
Issue Date: 23-Jul-2019
Abstract: O presente relatório de estágio emerge da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assenta numa abordagem de investigação onde o tema é a Educação Inclusiva e as consequentes respostas educativas. Dada a temática escolhida, recorreu-se a uma abordagem com uma vertente mais qualitativa. Por outro lado, e de modo a considerar os objetivos delineados para a investigação, recorremos também à metodologia quantitativa através do inquérito por questionário que foi utilizado para a recolha de dados. Utilizou-se, portanto a uma metodologia de caráter misto, de modo a perceber o fenómeno de interesse e de melhor responder ao foco e objetivos investigativos. Este relatório realça também as Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão que têm como finalidade a acomodação às necessidades de cada criança, promovendo a igualdade de oportunidades. São desenvolvidas tendo em conta os recursos e os serviços de apoio ao funcionamento da escola. A inclusão é o direito da não discriminação acessível na Convenção sobre os Direitos da criança, todas têm os mesmos direitos, todavia cada uma tem o seu ritmo e com os devidos auxílios de modo a desenvolver todo o seu potencial. Dado que se pretende proporcionar a inclusão, será essencial definir a noção de Escola Inclusiva onde se detetam evidencias da respetiva legislação nacional. Vivenciada a experiência da prática profissionalizante, foi fundamental compreender as características que definem uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente, quais as funções do educador em contexto de sala.
This internship report emerges from the Supervised Teaching Practice in Pre- School Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is based on a research approach where the theme is Inclusive Education and the consequent educational responses. Given the chosen theme, an approach with a more qualitative approach was used. On the other hand, and to consider the objectives outlined for the investigation, we also used the quantitative methodology through the questionnaire survey that was used for data collection. We used, therefore, a methodology of mixed character, to perceive the phenomenon of interest and to better respond to the focus and investigative objectives. This report also highlights the Measures to Support Learning and Inclusion that aim to accommodate the needs of each child, promoting equal opportunities. They are developed considering resources and services in support of the operation of the school. Inclusion is the right of non-discrimination accessible in the Convention on the Rights of the Child, they all have the same rights, but each one has its own pace and the necessary aid to realize its full potential. Given that it is intended to provide inclusion, it will be essential to define the notion of Inclusive School where evidence of its national legislation is detected. After experiencing professional experience, it was fundamental to understand the characteristics that define a child with Autism Spectrum Disorder, namely, the functions of the educator in the classroom context. Keywords: Inclusion, Pre-school, Autism Spectrum Disorder, Inclusive School, Measures to Support Learning and Inclusion
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2784
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lícia Laima 2014110.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.