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Title: Representações dos profissionais de educação na inclusão de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo no âmbito do contexto pré-escolar e escolar
Authors: Gonçalves, Ana Sofia da Silva
Orientador: Gomes, Ana Paula
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Perturbações do espetro do autismo
Inclusão
Issue Date: 22-Jul-2019
Abstract: O presente documento, elaborado no âmbito curso de Mestrado em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico aborda essencialmente a questão da valorização da inclusão de uma criança com Perturbação do Espectro de Autismo (PEA), no contexto educativo, tendo como objetivo principal perceber a importância do papel dos profissionais de educação na promoção da inclusão de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e como objetivos específicos perceber qual o papel dos profissionais de educação na promoção da inclusão de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo; descobrir que estratégias são utilizadas pelos profissionais de educação para a promoção da inclusão de uma criança com PEA; perceber se os pares contribuem para a inclusão da criança com PEA no grupo. Nesta investigação foi seguida uma metodologia de carácter qualitativo e quantitativo, grelha de observação, entrevistas e inquéritos, realizados a profissionais de educação que já trabalharam ou trabalham com crianças com esta perturbação. Concluiu-se que, na sua generalidade, os profissionais consideram que existe uma valorização positiva na integração de crianças com este síndrome, junto dos pares e da comunidade escolar em geral. Todavia, são unanimes na necessidade de haver um maior investimento nesta área no que diz respeito aos apoios fornecidos
The present document was elaborated in the scope of the Master Course in Pre - School Education and Teaching of Basic Education, approaches essentially the issue of the appreciation of the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder (PEA) in the educational context, with the main objective to realize the importance of the role of educational professionals in promoting the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder and as specific objectives to realize the role of educational professionals in promoting the inclusion of a child with Autism Spectrum Disorder; find out what strategies are used by educational professionals to promote the inclusion of a child with PEA; realize if the pairs contribute to the inclusion of the child with PEA in the group. This research was followed by a qualitative and quantitative methodology, observation grid, interviews and inquests, carried out to educational professionals who have already worked or work with children with this disorder. It was concluded that, in general, professionals consider that there is an positive appreciation in the integration of children with this syndrome, with peers and the school community in general. However, there is a need for greater investment in this area with regard to the support provided. Keywords: Autism Spectrum Disorder, Inclusion, Appreciation, Education Professionals, Peers
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2786
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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