Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2789
Title: Aprendizagem Cooperativa vista pelas crianças: um estudo de caso
Authors: Barreira, Daniela Filipa Sousa
Orientador: Neves, Ivone
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico
Aprendizagem cooperativa
Issue Date: 22-Jul-2019
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em EPE e Ensino do 1ºCEB da ESEPF, no decurso do ano letivo 2017-18 e 2018-19. A Aprendizagem Cooperativa (AC) tem sido objeto de muitos estudos que evidenciam essencialmente a vantagem que esta traz para as crianças, sem atribuir especial atenção às suas opiniões. Deste modo, a grande finalidade desta investigação foi percecionar a importância que um grupo de crianças do Jardim de Infância e uma turma de alunos do 1º Ciclo atribuem à AC. Assim, procurou-se identificar os momentos de planificação em que os Educadores de Infância e os Professores contemplam atividades de AC, desenvolver atividades para promover o trabalho cooperativo em sala e percecionar junto dos mais novos vantagens do trabalho cooperativo. Trata-se de uma investigação-ação e insere-se numa metodologia de tipo qualitativa. Como tal, procuramos recolher dados no ambiente natural em que as ações ocorrem, descrever as situações vividas pelas crianças e interpretar os significados que estas lhes atribuem. De acordo com as finalidades desta pesquisa as estratégias de recolha de dados foram a observação participante; a avaliação das atividades realizadas durante a intervenção e o focus group em que os participantes foram o grupo de vinte e seis crianças da sala dos quatro anos do Jardim de Infância, bem como o grupo de vinte e três crianças pertencentes ao 2º ano de escolaridade. A análise dos dados tornou evidente que as atividades cooperativas tiveram grande significado e impacto nas crianças. Todas referiram ter gostado de participar nas atividades cooperativas, salientando-se a entreajuda que existiu nos grupos de trabalho cooperativo, entre outras competências sociais. Após analisados os registos de funcionamento e avaliação dos grupos de trabalho, verificou-se que as crianças demonstram gostar de trabalhar de forma cooperativa e revelaram ter feito aprendizagens, salientando-se a importância de serem ouvidas pelos pares e adultos e de terem protagonismo no processo de ensino-aprendizagem
This study was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School Education, integrated in the Master in EPE and Teaching of the 1stCEB of ESEPF, during the academic year 2017-18 and 2018-19. Cooperative Learning (CA) has been the subject of many studies that essentially highlight the advantage it brings to children, without paying special attention to their opinions. Thus, the main purpose of this research was to understand the importance that a group of Kindergarten children and a group of 1st cycle students attach to CA. Thus, we sought to identify the planning moments in which the Kindergarten Educators and the Teachers contemplate CA activities, develop activities to promote cooperative work in class, and perceive the newest advantages of cooperative work together. This is an action-research and is part of a qualitative methodology. As such, we seek to collect data in the natural environment in which the actions occur, describe the situations experienced by children and interpret the meanings they are given. According to the purposes of this research, the data collection strategies were participant observation; the evaluation of the activities carried out during the intervention and the focus group in which the participants were the group of twenty six children in the four-year old kindergarten room, as well as the group of twenty three children belonging to the 2nd year of schooling. The analysis of the data made it evident that the cooperative activities had great significance and impact on the children. They all mentioned that they enjoyed participating in the cooperative activities, highlighting the mutual help that existed in the working groups, among other social skills. After analyzing the records of the functioning and evaluation of the working groups, it was found that the children showed that they enjoyed workin cooperatively and that they had learnt, highlighting the importance of being heard by their peers and adults and of having a leading role in the teaching-learning process. Key words: Cooperative Learning;
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2789
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL Relatório Estágio AC _Daniela Barreira.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.